275380216 7053283541408257 2357110749218470040 n

Nos últimos anos tem sido realizado o desenvolvimento e fortalecimento dos serviços oferecidos

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Regional de Maringá (LAC/HUM) realizou, no último ano, 610.711 exames laboratoriais nas áreas de bioquímica, biologia molecular, endocrinologia, hematologia, imunologia, microbiologia, parasitologia e uroanálise, necessários para a elucidação diagnóstica dos pacientes atendidos no Complexo Hospitalar.

O LAC abrange exclusivamente a demanda interna dos pacientes atendidos nas clínicas de internação, no Ambulatório de Especialidades, no Hemocentro Regional de Maringá e no Pronto Atendimento do HUM. Neste último, foram mais de 200 mil exames, com uma média de mais de 18 mil por mês, representando 32,8% do total.

Além disso, conta com um quadro de recursos humanos altamente capacitado, sendo 94% dos bioquímicos mestres ou doutores e 87,5% dos técnicos (administrativos e de laboratório) possuem nível superior.

De acordo com a diretora de análises clínicas e farmácia hospitalar, Solange Cardoso Martins, o LAC vem no decorrer dos últimos anos, realizando um trabalho de desenvolvimento e fortalecimento em termos de qualidade e ampliação de serviços oferecidos. “Com o objetivo de garantir a segurança e otimizar o diagnóstico dos pacientes aqui atendidos, várias ações foram realizadas como as implantações dos setores de microbiologia, gestão de qualidade e biologia molecular”, destaca.

Microbiologia

Desde a implantação deste setor, houve um grande comprometimento com a detecção e controle das infecções, principalmente por bactérias multirresistentes aos antibióticos. Todos os laudos seguem as atualizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Comitê Brasileiro de Testes de Suscetibilidade Antimicrobiana (BrCAST).

“A expertise na detecção rápida dos mecanismos de resistência direciona as tomadas de decisões para ocorrência do sucesso terapêutico. Destacamos ainda que a parceria entre serviço e pesquisa que ocorre na área de microbiologia, da qual participo, possibilitou publicações, com mais de 60% dos autores do HUM. Estes artigos tiveram destaque nacional, pois foram citadas recentemente em notas técnicas da Anvisa e também internacional, sendo destaques na plataforma Covid da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, explica Maria Cristina Bronharo, professora de microbiologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Gestão de Qualidade

Foi designado um profissional para atuar diretamente na organização de todo o processo de Gestão da Garantia de Qualidade no LAC. Com o objetivo de organizar e padronizar as ações com foco na melhoria contínua dos processos envolvidos em todas as etapas da realização dos exames (pré-analítica, analítica e pós-analítica), controlar os processos, garantindo resultados mais fiéis e promovendo maior segurança aos pacientes.

Covid-19

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o HUM tornou-se referência no atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 para toda a 15ª Regional de Saúde e Macro Região Noroeste. Com o intuito de otimizar a gestão de leitos para tratamento da doença, o LAC adquiriu um sistema automatizado para a realização de testes de diagnóstico molecular por meio de PCR, que identifica e confirma a infecção por meio da secreção nasal em tempo real, para pacientes internados no hospital, sendo em pouco tempo depois, habilitado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), assim as amostras coletadas não precisam ser enviadas a Curitiba para realização da chamada contraprova.

Nos anos de 2020 e 2021 ocorreu um aumento significativo no número de exames realizados, chegando a quase 196 mil no ano passado, somente na Unidade Covid, representando 32% exames feitos no laboratório. “Por meio dessa tecnologia, o LAC iniciou uma nova fase, pois de forma geral, as técnicas moleculares são mais precisas e sensíveis. Vale ressaltar, que este sistema automatizado realiza vários outros testes que auxiliarão nos diagnósticos dos nossos pacientes”, destaca Martins.