WhatsApp Image 2022 03 24 at 14.33.04

Projeto tem foco na formação de professores alfabetizadores e qualificação do processo de alfabetização

Maringá agora é polo do Alfabetiza (com)textos, programa da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica da Universidade Estadual de Maringá (CAE/UEM) criado para promover a formação de professores alfabetizadores e reflexões acerca do processo de alfabetização. O primeiro encontro do projeto em Maringá se deu nesta quarta-feira (23), no auditório Hélio Moreira, com a adesão de 17 municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep).

A coordenadora do Alfabetiza (com)textos, Alessandra Wihby, explica que, ao longo deste ano, docentes e equipes pedagógicas das secretarias de educação destes municípios estarão em processo de formação. “O ponto de partida e de chegada está focado na prática do professor. A partir daí serão inseridas discussões que resultem em ressignificação das ações pedagógicas e qualificação na aprendizagem dos alunos”, afirma a coordenadora. Ela explica que o projeto prevê o acompanhamento das crianças com avaliações regulares para analisar a evolução na leitura e na escrita.

Por meio desse projeto, a UEM oferece assessoria aos municípios paranaenses desde 2021, com polos em Roncador e Guaíra, além de atendimentos a outros municípios do estado.

Segundo Wihby, a alfabetização que já era uma questão sensível no Brasil, ganhou contornos ainda mais agravantes com a pandemia. Neste contexto, o projeto tem forte relevância e oferece condições para que as administrações municipais sejam capazes de atuar na efetivação de políticas públicas no processo de alfabetizar, tornando-se uma grande oportunidade de crescimento a todos os envolvidos.

A reunião de abertura contou com a presença do vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, do secretário executivo da Amusep, Lucas Freitas, e dos secretários de educação dos municípios parceiros. Dias Silva elogiou a iniciativa e comentou sobre a Reitoria apostar no desenvolvimento do projeto, que segundo ele, é mais uma forma de integração UEM e sociedade.