COSTA PGE AULA

Evento on-line marcará o início do ano letivo de 2022 para os cursos de mestrado e doutorado em Geografia

O professor Rogério Haesbaert da Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), vai ministrar, na terça-feira (5), às 19h30, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com transmissão pelo Youtube.

Costa vai falar sobre o tema: “Geografia: desafios descolonizadores frente à crise civilizacional”. Além de professor titular do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF, ele também dá aulas para o curso de pós-graduação em Políticas Ambientales y Territoriales, da Universidad de Buenos Aires, e do doutorado em Ciencias Sociales, da Universidad de Tucumán, ambas na Argentina.

É doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Geografia na Open University (Inglaterra). Atua como professor visitante em diversas universidades na França, Inglaterra, México, Colômbia, Equador e Argentina.

Costa se destaca, ainda, como pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É autor, entre outros, dos livros "O Mito da Desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade", "Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea", "Viver no limite: território e multi/transterritorialidade em tempos de in-segurança e contenção" e "Território e Descolonialidade".

Recebeu diversos prêmios na carreira e foi, entre outras coisas, membro pertencente a Comissão de Avaliação de Pós-Graduação em Geografia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O que é o PGE

O Programa de Pós-graduação em Geografia (PGE) da UEM tem como objetivo principal suprir a demanda de professores e profissionais afins, formando pessoal qualificado para a docência, pesquisa e extensão na área de análise regional e ambiental. Esta capacitação visa apreender o processo de produção do espaço urbano, rural, regional e as suas respectivas implicações ambientais.

O PGE oferece as linhas de pesquisa em “Análise Ambiental: estudo da mudança no espaço e no tempo, nos meios naturais e ocupados e modificados pelo homem” e “Produção do Espaço e Dinâmicas Territoriais: estudo da organização do espaço habitado, valorizando as questões agrárias, urbana, econômicas e demográfica, com ênfase as regiões Norte-Central e Noroeste do Paraná”.

Foi o primeiro curso de Geografia do Estado em nível de mestrado  aprovado e implantado na UEM, por meio do Departamento de Geografia. Outras informações sobre a aula inaugural podem ser obtidas por meio do site, telefone (44) 3011-4731 ou e-mail: sec-pge@uem.br. A secretaria do PGE fica no bloco H-12, sala 18.