AIKIDO PARANA 2022

Pessoas interessadas poderão ver as atividades nos dias 26, 28 e 29 de abril, no Bloco M-08, câmpus sede

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai participar da Semana Nacional do Aikido, de 25 a 30 de abril, quando serão realizados treinos abertos para todas as pessoas que queiram conhecer essa arte marcial japonesa.

A participação da UEM acontecerá em três dias, sempre às 19h30, no tatame do Bloco M-08, câmpus sede, por meio do projeto da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), ligada ao Departamento de Educação Física (DEF). Os treinos ocorrerão no Bloco M-08 e serão abertos e gratuitos. Não é necessária inscrição prévia, basta comparecer com roupas adequadas para fazer a atividade física.

A programação prevê para a terça-feira (26), a atividade “Aikido: Bem-Estar, Saúde Mental e Resiliência” (treino aberto, com o instrutor professor Maurício Reinert); no dia 28, “Conflito nas Organizações, Harmonia e Aikido: reflexões e prática” (treino aberto fazendo parte da Semana do Administrador da UEM, com o instrutor professor Márcio Noveli) ; e no dia 29 de abril, “Aikido em Família: traga a família para treinar” (treino aberto, tendo novamente como instrutor Maurício Reinert).

Na Semana Nacional do Aikido 2022, dojos de diversos estados e cidades terão programações específicas, abertas ao público em geral, para que interessados, curiosos e até mesmo para quem nunca ouviu falar sobre esta arte marcial, ter a possibilidade de contato com a prática.

O evento é uma iniciativa conjunta das principais entidades representantes desta arte marcial no Brasil. Sua criação tem como principal objetivo a promoção da prática em nosso país por meio de uma programação disponibilizada simultaneamente em várias regiões do país.

Cada dojo participante é livre para oferecer, durante esta semana, uma série de programas de acordo com sua estrutura, horários e disponibilidade para que as pessoas busquem mais informações sobre a prática do Aikido

O que é o Aikido?

Arte marcial japonesa tradicional, com estilo gracioso, cuja finalidade é promover a harmonia entre os seres humanos, o Aikido foi criado pelo mestre Morihei Ueshiba, perito em Jiu Jitsu e esgrima japonesa. Segundo o fundador, a meta nesta prática não é a derrota dos outros, mas sim a derrota das características negativas que habitam as mentes das pessoas, inibindo sua plenitude

Além do evidente poder defensivo que o Aikido possui, as características de suas técnicas o tornam atrativo para as pessoas de todas as idades.

De fato, ele pode ser praticado por qualquer um, sejam crianças, homens e mulheres. A prática não só oferece desenvolvimento espiritual, como também exercício, etiqueta e atitude correta. Face ao seu espírito não violento, o Aikido possibilita que o aluno o pratique de acordo com a sua capacidade, buscando saúde, defesa pessoal ou terapia.

Outras informações sobre as atividades da Semana Nacional do Aikido podem ser obtidas no site. Além de encontrar a programação em cada estado participante, você terá detalhes sobre a história desta arte marcial no mundo e a trajetória dela em solo brasileiro.

Lembrando que a UEM oferece, por meio da CDR, aulas de Aikido às terças, quintas e sextas-feiras à noite, no Bloco M-08, em frente ao Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP). Aberto à participação de toda a comunidade, o projeto é coordenado por Maurício Reinert do Nascimento, sensei (faixa preta 4º Dan).