palestra legista

Ações vão ser realizadas no Teatro Reviver Magó, em Maringá, na quinta-feira (28); inscrições abertas

Os integrantes do curso de extensão Arte e Cultura Indígena em Mariguã, coordenado pelos professores do curso de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Sheilla Souza e Tadeu Kaingang, estão apoiando o ato que ocorre no Teatro Reviver Magó, quinta-feira (28), às 19h. O evento "Queremos todas vivas" é dedicado ao combate ao feminicídio, crime que mata quatro mulheres por dia, no Brasil.

Na programação, estão previstas rodas de conversa e a palestra "O feminicídio pelo olhar de uma médica-legista", com a presença da médica do Instituto Médico Legal (IML) e vereadora de Curitiba, Maria Leticia Fagundes. Com 25 anos atuando como legista, no Paraná, Maria Leticia atendeu inúmeras vítimas de violência doméstica e feminicídio.

O evento no Teatro Reviver Magó também faz parte de uma homenagem à jovem Maria Glória Poltronieri Borges, conhecida como Magó, que foi vítima de feminicídio, em janeiro de 2020, em uma cachoeira no município de Mandaguari, próximo a Maringá.

Magó era uma mulher multi-artista, dançarina, pandeirista, capoeirista, professora e pesquisadora.  Sua história virou símbolo de luta contra o feminicídio e reúne homenagens pelo Paraná, como: o Jardinete da Magó, no bairro Fazendinha, em Curitiba; o Teatro Reviver, que agora se chama Reviver Magó, em Maringá; e duas instalações na Praça Todos os Santos, em frente ao Teatro: Madeixas de Magó, do artista Paolo Ridolfi; e Magó, O feminino é sagrado, realizada pelos professores Sheilla Souza e Tadeu dos Santos, no projeto premiado pelo edital Aniceto Matti, da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá (Semuc). “A ação foi desenvolvida pelo coletivo Kókir e pela comunidade maringaense. Foram mais de 200 pessoas envolvidas”, informa a professora Sheilla.

Maria Glória ainda inspirou o Projeto de Lei 354/2021 que tramita na Câmara Federal. A proposta incentiva empresas a criarem anúncios que contribuam com a diminuição das diferenças entre homens e mulheres, elevando a representatividade feminina na sociedade. A prefeitura de Mandaguari também instituiu o dia 25 de janeiro como Dia Municipal da Luta contra o Feminicídio.

Os participantes que se inscreverem na palestra receberão certificado. Haverá ainda uma manifestação fora do Teatro com a utilização de bonecas gigantes. O objetivo é mobilizar toda a comunidade de Maringá e região.

Data: 28 de abril de 2022, às 19h.

Local: Teatro Reviver Magó - Praça Todos os Santos, Zona 2, Maringá.

Entrada gratuita, vagas limitadas.

Inscrições antecipadas pelo link na BIO @magopresente, ou clicando aqui.