young handsome physician in a medical robe with stethoscope

Aplicativo reativado pelo Estado, para quem tem síndrome gripal ou sintomas de Covid, permite agendar consulta

Recentemente, o governo do Estado do Paraná passou a disponibilizar um serviço de telessaúde para as universidades estaduais, o que inclui a Universidade Estadual de Maringá (UEM), mediante instalação e cadastro no aplicativo Saúde Online Paraná, reativado pelo próprio governo.

Estudantes, professores e profissionais das universidades com síndromes gripais ou sintomas de Covid-19 podem voltar a fazer o uso do aplicativo, efetuando agendamento de consultas pelo serviço. O app para smartphone é gratuito para os sistemas operacionais Android e iOS (Apple).

A medida visa reunir dados epidemiológicos para contribuir com o controle do novo coronavírus (Sars-CoV-2) nos municípios onde estão os câmpus universitários, principalmente depois do retorno de aulas e demais atividades presenciais nas instituições. O serviço também inclui o acolhimento psicológico para toda a comunidade acadêmica.

Nesta fase, o aplicativo integra um novo projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que inicialmente reúne 20 bolsistas, entre médicos e psicólogos, além de estudantes de graduações das áreas da Saúde e de Tecnologia da Informação (TI). A ação do governo conta, ainda, com a parceria da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

APP TELESSAUDE

Respaldo legal

Para ampliar o respaldo legal dos serviços de telessaúde, o governador Carlos Massa, Ratinho Junior, sancionou no ano passado a Lei Estadual 20.744/21 sobre o sandbox regulatório, assegurando que empresas possam testar modelos de negócios inovadores com clientes reais em um ambiente experimental. Atualmente, o Projeto de Lei 4.179/21 está em debate no Congresso Nacional para regulamentar a atividade da telemedicina no Brasil.

Segundo o superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, o aplicativo Saúde Online Paraná é uma ferramenta que atende orientação do governador em termos de cuidado com as pessoas. "O projeto está estruturado de maneira que as equipes de atendimento sejam ampliadas, conforme a demanda. Assim, serão disponibilizados mais profissionais para atender quem precisar recorrer a esse recurso”, afirma.

Lançado no início da pandemia do novo coronavírus, em abril de 2020, e atualizado em novembro do mesmo ano, o serviço de telessaúde foi essencial como medida de enfrentamento à Covid-19 e acompanhamento clínico de pacientes com a doença no Paraná. O app contribuiu para desafogar unidades de saúde nos vários municípios e evitar aglomerações e deslocamentos de pessoas. Em 18 meses, a plataforma contabilizou mais de 40 mil atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem e acolhimentos psicológicos.

Aplicativo Saúde Online Paraná:

Disponível nas lojas de aplicativo Play Store (Android) e App Store (iOS/Apple).

Agendamentos de teleconsulta disponíveis.