adecon1

Adecon propõe elaboração de Procedimento Operacional Padrão para a Secretaria de Bem-Estar Animal de Maringá

Consultores da Adecon, Empresa Júnior de Consultoria vinculada aos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentaram, hoje (27), proposta para elaboração de Procedimento Operacional Padrão para a recém-criada Secretaria de Bem-Estar Animal de Maringá.

O projeto atende uma solicitação feita pelo secretário da pasta, Marco Antônio Lopes Azevedo, a partir de “uma clara necessidade de modernização dos processos, bem como o comprometimento com o cidadão e tratamento adequado dispensado aos bichos”.

O secretário acompanhou a apresentação junto com o diretor de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriel Borin Navachi, e o gerente administrativo e de planejamento, Alessandro Alves Lira Silva. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD).

A contratação do projeto ainda depende de procedimentos burocráticos, mas de antemão atendeu as expectativas do grupo que enfatizou a necessidade de organização e padronização de procedimentos das atividades internas, transparência e melhoria na comunicação com a comunidade.

adecon 2

O secretário Marco Antônio Lopes Azevedo (á direita) e o diretor de Desenvolvimento Institucional, Ricardo Vasconcelos, discutem detalhes do projeto.

A apresentação foi feita pelos acadêmicos Gabriel Santini e João Vitor Zanin. Eles explicaram que todo o processo operacional e de consultoria estará sob a orientação do professor José Paulo de Souza, do Departamento de Administração da UEM, com a consultoria técnica do diretor de Desenvolvimento Institucional, Ricardo Vasconcelos, que é médico veterinário. A diretoria está ligada à PLD.

Ainda foi discutida a possibilidade de envolvimento de duas outras empresas juniores, a Dinâmica, do curso de Engenharia de Produção, e Criative, pertencente ao curso de Comunicação de Multimeios.

Elenice Tavares, assessora ligada ao Comitê Gestor Ambiental da UEM, também poderá contribuir com o projeto. Ela explica que a parceria com a secretaria municipal estreitou-se a partir da gestão da população animal dentro dos câmpus e de uma normativa criada recentemente que, entre outros pontos, instrui sobre a conduta em relação aos animais em flagrante situação de abandono que circulam nos espaços dentro da universidade. “Estivemos em contato constante com a Secretaria do Bem-Estar Animal no período de formulação da nossa política interna e nesses encontros criou-se a ideia de parceria com a UEM, por meio do projeto da Adecon. Para saber mais sobre a empresa acesse este link.

A reunião de hoje também contou com a presença da pró-reitora de Planejamento, Sandra Schiavi.