Unespar vestibular fim30 4 2022

Neste sábado (30), as inscrições gratuitas do XXI Vestibular de Povos Indígenas do Paraná se encerrarão

Amanhã (30) é o último dia de inscrições para o 21º Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. São ofertadas 52 vagas nas sete Instituições de Ensino Superior do Paraná (IEES) para este ano letivo (2022), sendo que cada universidade estadual tem seis vagas suplementares e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 30 vagas. As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de junho em Curitiba, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Manguerinha e Londrina. 

Estão aptos a concorrer às vagas das universidades estaduais paranaenses qualquer estudante autodeclarado e reconhecido, pelo cacique de sua comunidade ou representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), como indígena, também é necessário que seja morador em um dos municípios paranaenses e não possua curso superior. É importante ressaltar que, para participar, as pessoas inscritas no processo seletivo devem ter concluído os estudos relativos ao Ensino Médio, até a data da matrícula na Universidade. 

Segundo a organização do vestibular dos Povos Indígenas, para as vagas da UFPR, podem se candidatar qualquer estudante indígena que resida no território brasileiro, desde que atenda aos demais requisitos. O concurso é realizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em parceria com outras instituições de ensino superior estaduais, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A inscrição deve ser efetuada pela Internet ou por meio da entrega dos documentos de forma impressa via Correios. Remotamente, basta acessar neste link, preencher a ficha de inscrição e anexar cópia digitalizada dos documentos solicitados. Caso a opção seja o envio pelos Correios, o candidato deverá imprimir a ficha de inscrição e enviá-la, junto dos outros documentos requeridos, para qualquer um dos câmpus das instituições que participam da seleção.

De acordo com a organização do concurso, no dia 12 de junho será aplicada a prova oral de língua portuguesa e, no dia 13 haverá prova objetiva de conhecimentos gerais, junto com a redação. 

 

Serviço: XXI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná

Inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas até 30 de abril de 2022.

A aplicação das provas ocorrerá nos dias 12 e 13 de junho de 2022.

O Resultado será divulgado em 1º de julho de 2022.

Outras informações: acessar o site da Unespar.