giroscopio

48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá acontece do dia 5 a 15 de maio

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai levar a ciência para o Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. A partir desta quinta-feira (5), mais de uma centena de pessoas ligadas à Instituição vão dar apoio à realização da 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2022, que ocorre até dia 15, após ficar suspensa por dois anos em em decorrência da pandemia da Covid-19.

A UEM participa da feira há muitos anos e, na edição de 2022, essa intervenção será maior. Após o sucesso da parceria entre a UEM e a Sociedade Rural de  Maringá (SRM), na última realização do evento, em 2019, a Universidade foi convidada a participar de forma ainda mais significativa. A UEM vai dar apoio de pessoal ao evento, recebendo como contrapartida um espaço para mostrar à sociedade o que a Universidade produz de conhecimento.

A Universidade vai estar presente em três espaços do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. No Pavilhão Azul, da indústria e comércio, haverá um estande de 90 metros quadrados, que vai ser destinado às mostras de cursos, atuação das empresas juniores, grupos PET, e inúmeros projetos de extensão da UEM. Ali também estarão os alunos de Comunicação e Multimeios, que vão registrar o evento.

Expoingá jogos matematica

A Institição também vai ocupar um terço do Pavilhão Branco, local em que ocorrerá a Expociência: da terra ao espaço. Ali estão montados dois giroscópios, alguns experimentos de Física e Matemática, e exposições com ambientes da mata atlântica e outros biomas do Paraná. Nestes, serão expostos exemplares de animais taxidermizados, que fazem parte do acervo do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da Universidade de Maringá.

 

 Exposaúde

Outra atividade que tem a ver com a UEM é a Exposaúde. O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) vai transformar a Expoingá em uma feira de referência da área de serviços de saúde. No espaço do palco do Pavilhão Branco será simulado um ambiente hospitalar, onde vão ser realizados treinamentos de socorros urgentes, entre outras atividades

Os alunos de Medicina estarão presentes na Exposaúde, por meio das mais de dez Ligas: a Liga Acadêmica de Cardiologia UEM (LAC), a Liga Acadêmica de Infectologia (LAINF), a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFaC), a Liga Acadêmica de Dermatologia (LAD-UEM), a Liga Acadêmica de Emergências Clínicas (LAEC), a  Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO-UEM), a Liga Acadêmica de Medicina Intensiva, Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia, e Liga Acadêmica de Pediatria (LIPED). Já na área de Odontologia, os projetos Pequenos Gestos Grandes Sorrisos e Sorriso Odonto UEM também têm presença confirmada.

E mais: o Projeto de Extensão Hospital de Ursinhos (IFMSA-BRAZIL/UEM); a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), o Banco de Leite Humano (BLH); a área de Controle de Infecção Hospitalar (CCIHe); e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) são outros  setores que vão estar na Feira.

 

 Ciência na veia

A participação da UEM é importante para a popularização da ciência em um espaço que recebe milhares de pessoas todos os dias de evento. Para a pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Débora de Mello Sant’Ana, as ações de popularização do conhecimento científico estão entre as mais importantes iniciativas de inclusão social, já que “contribuem para a alfabetização científica da população em geral e, consequentemente, ajudam a superar problemas concretos, tornando os indivíduos aptos a resolverem dificuldades básicas da vida cotidiana e se tornarem mais atentos aos fenômenos da vida e à ciência”.

 Expoingá microscopio

A pró-reitora também relembra que a universidade se estrutura em três bases: ensino, pesquisa e extensão. “Se formos pensar, a Expoingá é uma dose cavalar de extensão nas veias da cidade de Maringá e região. Por meio dela, podemos mostrar para a sociedade que tudo que a gente faz aqui na universidade impacta diretamente na vida das pessoas, colocamos todos no mundo da ciência, apresentando experimentos, jogos. Transferimos a ciência do laboratório para o dia a dia. Além disso, é uma boa oportunidade de as pessoas conhecerem a universidade, como ela funciona… isso também é bastante importante”, destacou Débora Sant’Ana.

 

 Estande

A programação do estande da UEM será intensa, com diferentes participantes, durante os onze dias da Feira. Na quinta-feira, 5 de maio, os visitantes podem encontrar representantes da Agro-Jr e da Zoo-Jr: ambas empresas juniores compostas por alunos e professores da UEM, com atividades focadas no ramo da agropecuária. Elas estarão apresentando os seus projetos e serviços disponíveis à comunidade.

Também no dia 5, será possível encontrar representantes do Laboratório de Ensino de Matemática e acadêmicos vinculados ao Projeto de Residência Pedagógica de Matemática, da UEM. Eles estarão mostrando como é possível ensinar matemática usando jogos e os benefícios de se usar essa metodologia de ensino.

Estarão presentes também representantes do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), um grupo de pesquisa aplicada sobre a temática da infância e adolescência.

Além disso, a Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), deixará exemplares de obras à mostra: desde livros científicos, focados em gerar conhecimento, a livros literários, que contam histórias.

No Balcão 2, o grupo INOBIO-MANERA-UEM vai expor equipamentos utilizados para a mensuração e avaliação meteorológica (mini estações e câmera termográfica), e também demonstrar aos visitantes a interferência dos efeitos meteorológicos sobre o conforto e bem-estar dos animais.

FOTO ONIBUS HEMOCENTRO 

“Um dos destaques da participação do HUM na Expoingá é com o ônibus do Hemocentro, que ficará na feira o tempo todo, exceto nos dias 12 e 13. Nele, os visitantes da feira serão orientados sobre a doação de sangue, medula óssea e outros transplantes de órgãos e doenças hematológicas”, anunciou a pró-reitora.

O reitor Júlio César Damasceno vai estar disponível,  nos dias 5, 6 e 7, para conversar com o público que for ao estande da UEM. "Este contato com a sociedade é muito importante para a nossa Instituição e para levar conhecimento científico para a população que visita a Feira", disse o gestor.

A Expoingá é realizada pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) e, na 48ª edição, 25ª Internacional, tem como tema “Conecta você ao novo Agro”, apresentando todas as possibilidades utilizadas pelo setor produtivo. A Feira, além de oferecer soluções para assuntos ligados à agricultura, também conta com ações ligadas ao entretenimento, cultura, gastronomia, turismo e muito mais.