ABERTURA

Reitor e vice da UEM participam da abertura oficial do evento, no Salão da SRM

Sexta-feira está repleta de atividades nos três espaços de divulgação da ciência da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na 48ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá - Expoingá 2022. Durante a tarde, o reitor Julio César Damasceno e o vice, Ricardo Dias Silva, estiveram na cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença do governador Ratinho Jr.

O reitor disse que, após dois anos sem a realização da Feira, a UEM retoma a parceria para a participação no evento, para ajudar a discutir temas do Agro, mas também para debater impactos da pandemia nesse universo de commodities, energia e fertilizantes, além de alimentos. “Aqui, ainda a oportunidade de mostrar o que fazemos, em extensão e serviços, por exemplo, por meio de uma série de atividades, com a atuação de professores, alunos e técnicos”, lembrou o Damasceno.

2022 05 06 Expoingá Abertura Oficial 0981

Os gestores da UEM e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Sant’ Ana, receberam várias visitas. Uma delas foi do coordenador de Ciência e Tecnologia, da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Marcos Aurélio Pelegrina. Outro visitante foi o presidente do CREA-PR, engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira.

Enquanto isso, a comunidade universitária atuava nos outros espaços, levando conhecimento à população, nas áreas reservadas à divulgação científica, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

Nesta sexta-feira (6), no estande no Pavilhão Azul, da UEM, estiveram presentes vários programas de extensão da UEM. Tatiana facchini da Silva (advogada) e Flávia Gisele dos Santos Carnizal (psicóloga), representaram o Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ); e  Lorene Celem da Mata (advogada) e Laene da Silva abade (estagiária de psicologia), levaram informação sobre o Núcleo Maria da Penha (Numape). 

MONTAGEM VISITAS

Também na área de extensão, a Incubadora Unitrabalho da UEM apresentou à comunidade parte dos seus 24 anos de história, incluindo os diversos projetos de empreendimentos solidários desenvolvidos nesse tempo. Os grupos estavam acompanhados da equipe do Núcleo de Ensino a Distância (Nead), que levou o sucesso desta modalidade de ensino da UEM para o estande.

 

Ciência pura

No Pavilhão Branco, foi possível visitar a Expociência, com os giroscópios, alguns experimentos de Física e Matemática, as exposições com ambientes da mata atlântica e outros biomas do Paraná. Professores ainda explicaram sobre o novo curso da UEM, o de Física Médica, uma novidade de campo profissional.

Quem também esteve nesse local foi o Hospital Universitário de Maringá (HUM), simulando como funciona um ambiente hospitalar. Na exposição, é possível ver dois bonecos que simulam pacientes em leitos, com o auxílio do oxigênio para manter a respiração. E mais: a garotada de uma escola de Itambé pode aprender manobras de reanimação cardio-respiratória, com alunos do curso de Medicina da UEM.

Alícia Gusmão, de 11 anos, disse que a manobra “é meio difícil, precisa de força, mas deu para entender. Acho que eu vou poder ajudar se alguém passar mal”.

GAROTADA MONTAGEM

Embaixo da área do Parque, ao lado do AgroMuseu, os alunos da área das biológicas, Adrian da Silva e Marcelo Valetim, estavam acompanhando os visitantes na trilha ecológica montada pelo Museu Diâmico Interdisciplinar, na Expoingá.

Neste sábado, o destaque da programação é o BootCampo Manna Agro 2022. O evento é organizado pelo Ecossistema Manna Team, e vai reunir 150 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II e anos iniciais do Ensino Médio.

O nome BootCampo é um jogo feito com as palavras "bootcamp", que se traduz como acampamento de treino (tradução livre) e campo. Isso porque as atividades a serem realizadas no evento têm como objetivo mostrar aos jovens como se dá a aliança entre as inovações nas tecnologias de ponta e o meio rural de produção.

O BootCampo começa às 7h30 da manhã e vai até às 20h, com direito a pausas para café da manhã e almoço. Os participantes vão atuar em equipes compostas por um professor responsável e até cinco alunos. Serão duas etapas: uma chamada Manna Fair (feira do Manna) e outra Manna TEEN.

A Manna Fair acontecerá de manhã e será uma exposição de aparelhos e mecanismos desenvolvidos pelo Ecossistema, como uma forma de demonstrar as possibilidades e inspirar os participantes para a próxima etapa.

Na Manna TEEN, à tarde, os alunos vão colocar a mão na massa! Orientados por pesquisadores, as equipes vivenciarão o processo de desenvolver projetos de inovação para o ramo do agronegócio e, mais tarde, serão avaliados por jurados especialistas.

Apareça e compartilhe ciência e conhecimento com a comunidade da UEM!