Adolescente Infancia PMM Aldemir

Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes: UEM participará da elaboração do plano de defesa

Em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente, da Prefeitura de Maringá, foi realizada ontem à tarde (18) a 1ª Audiência Pública para debater sobre a violência sexual tanto na infância como na adolescência. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores. A busca pelo enfrentamento à violência sexual infantil foi considerada como um marco sobre o tema na história da cidade. A atividade faz parte do ′Maio Laranja′, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil.

Participaram do encontro representantes de diversos grupos, como o Programa Muldisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Associação de Educadores Sociais de Maringá (Aesmar), Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddji), a OAB subseção de Maringá e de grupos de mulheres e de vereadores, além de alunos de instituições de educação da cidade. Também estiveram presentes o vice-reitor da UEM, Ricardo Dias da Silva, o prefeito municipal Ulisses Maia e a secretária municipal da Criança e do Adolescente, Aline Câmara. O evento teve ainda a participação de representantes de igrejas e de secretarias municipais, como Educação, Saúde, Juventude e Assistencia Social.

A programação contou com, além de atividades culturais, discussão da Lei 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da Criança e do Adolescente, vítima ou testemunha de violência, por meio da explanação do promotor de Justiça de Paranavaí, Robertson Fonseca de Azevedo, apresentação de palestra sobre o Cenário atual da violência com a professora de Serviço Social da UEM em Ivaiporã, Vanessa Rombola Machado, e de relato de experiência da ativista social e pesquisadora, Leonna Moriale Natale, que abordou alguns tipos de sinais de violência. “Muitas crianças não sabem identificar um abuso ou até mesmo como ela pode denunciar. Por isso é importante esse debate. Precisamos aprender a abordar esse tema com eles e também ficarmos atentos aos sinais. Abusos deixam reflexos por toda uma vida”, reforçou.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), professor da UEM Ailton José Morelli, "a carta compromisso é um documento importante já que servirá para reivindições e para elababorar o plano municipal de defesa da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violências sexuais de Maringá, visando definir os protocolos para melhor atendimento das vítimas, suporte ao agressor e família, além de ampliarmos o trabalho de divulgação e de capacitação sobre o tema, superando o silêncio sobre o tema".

Durante a audiência pública foram apresentadas algumas atividades para chamar a atenção da sociedade sobre o tema. Entre as ações, no dia 22 deste mês, será desenvolvida a 1ª Mobilização de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A concentração será na Praça Vereador Malaquias de Abreu, a partir das 9h.

*Com a colaboração da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maringá/Foto: Aldemir de Moraes(PMM).