2022 05 26 Inauguração Bloco B12 1233

A partir de 18 de julho, local terá atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão para mais de 830 pessoas

Galeria de fotos

Mais um prédio didático e administrativo totalmente novo para a Universidade Estadual de Maringá (UEM)! Foi inaugurado hoje (26) o Bloco B-12 no câmpus sede, voltado ao Departamento de Ciências Contábeis (DCC), ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PCO) e ao Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Já a partir de 18 de julho, início do ano letivo de 2022, haverá atividades nesse espaço, totalmente adequado para o exercício pleno de Ensino, Pesquisa e Extensão para mais de 830 pessoas.

“Obra de extrema relevância, o Bloco B-12 oportunizará que cada curso presencial do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) tenha seu pavilhão didático e administrativo, possibilitando melhor atendimento aos nossos acadêmicos e melhores condições de trabalho aos professores e agentes universitários do CSA, bem como da comunidade universitária e externa como um todo”, destaca Gisele Mendes de Carvalho, diretora do CSA. A gestora cita que o bloco fica perto dos locais onde se encontram os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Direito, promovendo integração.

2022 05 26 Inauguração Bloco B12 1126

Gisele Mendes de Carvalho, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Valter da Silva Faia, chefe do DCC, contextualiza que “este bloco é uma conquista de muitos anos e que vem celebrar os 50 anos do curso de Ciências Contábeis, uma graduação de importância reconhecida nacionalmente”. O curso na UEM é oferecido em Maringá e Cianorte, respectivamente avaliados com conceitos 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ou seja, as maiores notas de performance. “O B-12 trará um grande potencial de expandir a atuação do nosso departamento”, finaliza Faia.

2022 05 26 Inauguração Bloco B12 1104

Valter da Silva Faia, chefe do Departamento de Ciências Contábeis

Ricardo Dias Silva, vice-reitor e também arquiteto e urbanista, aponta que a gestão dele e do professor Julio César Damasceno, reitor, foca no planejamento. “Priorizamos a conclusão de obras iniciadas e só iniciamos novas com os recursos disponíveis integralmente”, cita o vice-reitor ao apresentar um número motivador: mesmo em meio a tantas adversidades, no mandato de 2019 a 2022 a Administração Central entregou mais de 23 mil m² de obras, que proporcionam melhoria da qualidade da infraestrutura da UEM.

2022 05 26 Inauguração Bloco B12 1144

Ricardo Dias Silva, vice-reitor da UEM

Autoridades presentes

Para Julio Damasceno, a concretização do Bloco B-12 comprova que a UEM “não perde em nada para nenhuma escola do Brasil e fora daqui em termos de estrutura física”. O prédio é de fato um legado! “A UEM tem a maior honra de entregar esse equipamento. Cabe agora, a todos nós, fazer um bom uso desse instrumento”, expõe o gestor da universidade maringaense.

2022 05 26 Inauguração Bloco B12 1218

Julio César Damasceno, reitor da UEM

Também presente na solenidade de inauguração, o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, argumenta que essa ação reflete as diretrizes do governador Carlos Massa, Ratinho Júnior, para o ensino superior paranaense. São três: transformar em estável as relações entre as universidades e o governo estadual; inserir as universidades em seus territórios, promovendo desenvolvimento regional; e solucionar pendências de gestões anteriores (tanto das instituições de ensino superior quanto do Executivo), o que inclui finalizar obras paradas.

Ulisses Maia, prefeito de Maringá, e Evandro Araújo, deputado estadual, que já estudaram na UEM, prestigiaram o evento. “Jamais esquecerei da importância dessa instituição [a UEM] para a minha vida e a de milhares de pessoas, sobretudo para o desenvolvimento de Maringá”, enaltece o chefe do executivo maringaense. “Sem nenhuma demagogia, toda vez que sou acionado pelo Hospital Universitário ou pela Reitoria sou dedicado a dar uma contrapartida a essa universidade pública e gratuita”, discursa Araújo, que é presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

2022 05 26 Inauguração Bloco B12 1181

Deputado estadual pelo Paraná, Evandro Araújo

Convidados e outras autoridades da UEM e de demais instituições também compareceram ao momento de desenlace da fita inaugural e de descerramento da placa de inauguração do B-12, como Carlos Augusto de Melo Tamanini, prefeito do Câmpus Universitário (PCU), Gisele Onuki, chefe da Coordenadoria de Ensino Superior da Seti, Débora de Mello Gonçales Sant'Ana, Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PEC ) e servidores públicos.

2022 05 26 Inauguração Bloco B12 1274

Desenlace da fita inaugural marca um sonho de mais de 15 anos

“Radiografia” do novo Bloco B-12

– Finalidade: atividades de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis.

– O que contém: três pavimentos com salas de aula (algumas já estão com conjuntos escolares), salas de professores, laboratórios de informática, banheiros, setores administrativos e auditório (no subsolo). De acordo com a direção do CSA, as salas poderão ser usadas por outros cursos da UEM quando não estiverem sendo utilizadas pelas Contábeis. A obra é comprometida com a acessibilidade, a segurança e o conforto térmico.

2022 05 26 Inauguração Bloco B12 1072

– Tamanho do prédio: 3.815,29 m².

– Investimento total na obra: R$ 5.500.612,31, recursos oriundos da Secretaria da Fazenda (Sefa) e da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), esta vinculada à Seti.

– Empresas executoras: Fama Engenharia; Gonçalves e Almeida Engenheiros Associados.

– Histórico: a idealização iniciou em 2006, com a obra tendo começado oficialmente em julho de 2009. Foi paralisada em janeiro de 2014; posteriormente, foi retomada em junho de 2019 e 100% concluída em 24 de janeiro de 2022.

Fonte: PCU da UEM.

2022 05 26 Inauguração Bloco B12 1317