BIOCHAR

Promovido pelo Profagroec da UEM, evento, remoto e gratuito, também abordará emprego do Biochar na agricultura

Os créditos de carbono com o uso do carvão vegetal na correção do solo, conhecido por Biochar, e o emprego desta biomassa na agricultura serão o assunto da palestra do engenheiro agrônomo Paulo Henrique Teodoro de Oliveira, em 27 de maio, na série “Diálogos Agroecológicos”, do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (Profagroec), em nível de mestrado profissional, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Terceiro evento da série, para o primeiro semestre de 2022, a palestra, gratuita, será remota, a partir das 19h, com transmissão pelo Google Meet e emissão de certificado de participação. O público alvo são estudantes de graduação e de pós-graduação, engenheiros agrônomos e qualquer pessoa que se interessa por sustentabilidade, agricultura ecológica e agroecologia, por exemplo.

Como esclarece a professora Kátia Regina Freitas Schwan Estrada, do Departamento de Agronomia (DAG), o assunto é estudado e aplicado no mundo todo. Um sobrinho dela, cursando doutorado em Illinois, nos Estados Unidos, pesquisa o uso do Biochar para o controle de nematoides em soja. “Então, o Biochar, além de ajudar neste resgate do [crédito] carbono, pode ser utilizado com diversas finalidades dentro da agricultura, e já estão estudando também outras aplicabilidades”, diz a docente, doutora em fitopatologia.

Vale lembrar que créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões são certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a emissão de gases do efeito estufa.

Biochar é o nome que se dá ao carvão vegetal quando ele é empregado como correção para o solo. Este uso passou a ser investigado como forma de sequestrar carbono para reduzir as emissões de dióxido de carbono. Por isso, este sistema tem o potencial de ajudar a mitigar as alterações climáticas. O Biochar é rico em carbono, podendo perdurar no solo durante milhares de anos.

Palestrante - Formado pela UEM, Paulo Teodoro também é pesquisador em Biofertilizantes e valorização de resíduos orgânicos, além de proprietário da empresa Agricultura Bioativa Ambiental, que atua com praticamente todos os resíduos da Agroindústria, desenvolvendo um processo de compostagem em larga escala com metodologia própria e sem geração de chorume.

Profagroec

A Agroecologia é a ciência que integra e articula conhecimentos de diferentes ciências, assim como o saber popular, permitindo tanto a compreensão, análise e crítica do atual modelo de desenvolvimento e de agricultura industrial, como o desenho de novas estratégias para o desenvolvimento rural sustentável e de estilos de agriculturas sustentáveis, desde uma abordagem transdisciplinar e holística.

O Profagroec trabalha com abordagem interdisciplinar e a área proposta está vinculada à área de conhecimento Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciência Social e afins. A partir destas, a proposta é estimular o diálogo, dando ao curso uma abordagem interdisciplinar.

O objetivo é produzir conhecimentos que permitam atender as demandas da agricultura em base ecológica, especificamente em termos dos sistemas de produção e formar profissional eclético, com visão sistêmica, que possa lidar, por exemplo, com os desafios da geração e transferência de tecnologias na área proposta.

O Programa oferece as linhas de Pesquisa em “Manejo agroecológico de solos”, “Manejo agroecológico de insetos e doenças de plantas” e a de “Sistemas de produção agroecológica”.

Informações detalhadas sobre esta pós-graduação podem ser encontradas no site.

Palestra: Créditos de carbono com o uso de Biochar e seu uso na agricultura.

Diata: 27 de maio.

Horário: às 19h.