FOTO ENACTUS ULISSES

Alguns dos projetos da Universidade fazem parte das atividades organizadas pelo Instituto Ambiental de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) marcou presença no evento da Semana do Meio Ambiente. O evento é organizado pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM), da Prefeitura Municipal e vai até esta terça, dia 7 de junho. A proposta é intensificar o debate sobre a preservação das áreas verdes da cidade e lançar novos projetos e ações práticas para envolvimento de toda a comunidade.

A UEM participou da programação do dia 3, sexta-feira, que ocorreu no Parque do Ingá. Durante o evento, houve a formalização da participação de Maringá no Projeto Poliniza Paraná e o lançamento do Programa Lixo Zero. O prefeito do município, Ulisses Maia, destacou que “ambas as ações têm como objetivo aumentar o índice de reciclagem, melhorar o reaproveitamento dos resíduos na cidade e preservar a biodiversidade”.

Algumas das iniciativas do Programa Lixo Zero envolvem o Projeto Composta Maringá, que realiza cursos sobre compostagem doméstica e organiza a ampliação dos pontos de descarte como o Ecolix e o Ponto de Entrega Voluntária (PEV). É aí que entra a extensão da UEM com alguns de seus projetos que impactam diretamente o meio ambiente.

EUIPE ENACTUS

Educação ambiental - A organização Enactus UEM estava presente com a equipe do Motirô, um projeto voltado à educação ambiental para as crianças e que faz a compostagem nas escolas com o resto dos alimentos que a garotada acaba não comendo e que seria jogado no lixo ou no aterro.

Desde o ano passado, o projeto de extensão da Universidade começou a pesquisar formas de transformar o Motirô em uma política pública, pensando em todo impacto que se teria se o projeto fosse executado em todas as escolas de Maringá. “É muito importante ‘pra’ gente, tanto por conta de dar visibilidade para o projeto, mas também pensando em quanto a gente pode ampliar as compostagens se mais escolas estiverem envolvidas”, disse a estudante Julia Giacomelli, integrante do Motirô.

Nesta segunda-feira, dia 6, o Motirô vai administrar uma capacitação para os pais sobre compostagem na escola em que eles estão atuando. A equipe reconhece isso como fruto da parceria entre o projeto e a prefeitura de Maringá.

INSIGHT SEMANA AMABEINTE

Plástico - A Empresa Júnior de Odontologia da UEM, a Insight, também participou da Semana, apresentando o Projeto Ecoponto, que visa a coleta de escovas de dente usadas. Segundo o grupo, quando as escovas ficam velhas, as pessoas jogam no lixo do banheiro e muitos acabam não lembram que elas são feitas de plástico, que pode ser reciclado; isto é, ter uma melhor destinação.

“Primeiramente, a gente instalou o primeiro ecoponto do Brasil, baseado em um projeto de Portugal, na Clínica Odontológica da UEM. A Prefeitura gostou muito da ideia e a Secretaria de Limpeza Urbana propôs expandir para Maringá inteiro. Então, a gente está trabalhando para colocar 50 ecopontos até dezembro, em locais como as UBS [Unidade Básica de Saúde] e escolas”, explica William Filipin, integrante da Insight.

Essas parcerias reforçam a importância da atuação das Universidades em conjunto as atuações da comunidade externa. “A integração entre a UEM e as ações do município são importantes para trazer visibilidade à Universidade. Eu acho muito importante a gente mostrar que a Universidade tem valor e o que nós, jovens, podemos fazer muito, nos dedicando a uma causa e ter esse reconhecimento da Prefeitura sobre o que estamos conquistando”, comemorou Julia Giacomelli.

Texto produzido com a contribuição da bolsista do projeto Conexão Ciência - C², Milena Massako Ito, e da estagiária da PEC/Mudi, Maria Eduarda de Souza Oliveira, ambas alunas do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.