Andre workshop agrotoxicos site

Evento gratuito será realizado nos dias 8, 9 e 10; diversos pesquisadores, inclusive da UEM, discutirão o tema

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), e outras três instituições particulares de ensino superior e entidades parceiras, participarão entre os dias 8 a 10 deste mês de um Workshop Profissional sobre Agrotóxicos que será realizado na Uningá. O evento será híbrido com atividades presenciais e remotas. A transmissão será ao vivo por meio do canal do evento, no Youtube. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pela internet (link), no site do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), para quem quiser participar presencialmente.

Segundo os organizadores, a participação com direito a certificado terá como critério a assinatura de lista de presença, mesmo on-line. Poderão participar profissionais da área de engenharia, que atuam nesta temática, estudantes, agrônomos, geólogos, geógrafos, líderes comunitários da região e do estado do Paraná, representantes de associações rurais, além de educadores ambientais, biólogos, consultores de empresas e de cooperativas, produtores agrícolas, agroecológicos e de orgânicos, consumidores e demais interessados pelo tema.

O coordenador estadual de Fruticultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), que engloba o Iapar e a Emater, Eduardo Augustinho dos Santos, que também é o coordenador do evento, diretor da Regional Maringá, do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge/PR) e membro conselheiro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), acredita que o workshop servirá para debater o que ocorre com a aplicação de agrotóxicos e quais os danos causados à saúde humana, ao meio ambiente e os impactos para as condições econômicas dos municípios e de seu entorno. “Pretendemos discutir ainda a importância de políticas públicas e da integração de lideranças dos produtores, principalmente para aqueles que lidam com aplicação de agrotóxicos, para evitar os impactos ambientais, pensando na saúde do agricultor e na sustentabilidade”.

Durante o evento serão discutidos diversos temas, como a importância de rotação de culturas, uso de herbicidas, a tecnologia de aplicação e a saúde do agricultor e consumidor, além da demonstração do Programa de Revitalização da Viticultura no Paraná (Revites) criado em 2019 com o objetivo de estimular a produção de uvas e seus derivados no Paraná, desenvolvido junto com várias entidades e técnicos de órgãos públicos e do setor não governamental, para incentivar a produção, reorganização da comercialização, desenvolvimento do turismo e apoio à agroindústria. “Isso aconteceu em Marialva, quando produtores tiveram prejuízos de quase R$ 10 milhões e no enfrentamento dos problemas com as derivas de agrotóxicos, no setor de sericicultura, na região de Nova Esperança”, exemplificou Santos.

Serviço: Workshop Profissional sobre Agrotóxicos.

Inscrições presenciais: no link.

Realização: de 8 a 10 de junho 2022.

Entidades e parceiras: UEM, AMEA, Seab, IDR-PR, Uningá, Senge-PR, Feitep, Unicesumar, Crea-PR, AEAM, AgroUningá, Sindicato Rural de Maringá, Prefeitura Municiapl de Maringá e Fórum Regional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

Apoio: Itaipu Binacional; Campo Bom; Cocamar; Gaas; Adapar; Domeni Agro; Irriga Fort; Sindicato Rural de Marialva; AbraSeda; Anpef; Senar e Prefeitura de Marialva.

Programação completa: clique aqui (PDF)clique aqui (PDF).

Participação on-line:

Dia 8: No link.