2022 06 09 ExposiÇão Fisica 1648

Exibição fica na Biblioteca Central da UEM e é uma reproposta de uma exposição inicialmente realizada em 2009

Do dia 10 de junho ao dia 31 de julho ficará exposta no térreo da Biblioteca Central (BCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) a mostra “A astronomia dos povos originários à nossa contemporaneidade”.

Serão mais de 200 objetos em exibição, documentando as técnicas e aparelhos astronômicos utilizados por diversas culturas da antiguidade, bem como aqueles utilizados na astronomia moderna.

A mostra é organizada pelo projeto de extensão Interação Arte e Ciência na Extensão (Interarc), grupo de pesquisa Interação entre Arte, Ciência e Educação (Interart) e o Programa de Educação Tutorial (PET) de Física da UEM. O Interarc e o Interart são coordenados pelo professor Marcos Cesar Danhoni Neves, do Departamento de Física (DFI) da UEM e pela professora de Artes Visuais Josie Agatha Parrilha da Silva.

Os dois desenvolvem projetos juntos desde 2010, que tem como principal objetivo promover a transdisciplinaridade e interdisciplinaridade entre a arte e a ciência, promovendo a integração do conhecimento.

Esta exposição é uma versão retrabalhada de uma mostra realizada em 2009, quando foram celebrados os 400 anos do aperfeiçoamento do telescópio, por Galileu Galilei em 1609.

A exibição contém material sobre as astronomias grega, árabe, chinesa, maia, de povos indígenas brasileiros e da Europa medieval e renascentista. Há várias réplicas de telescópios, calendários celestes e tábuas que registravam as observações astronômicas, construídas pelo Interarc junto do PET-Física UEM.

Tabua de Barro Danhoni

Tábua de barro babilônica, uma das réplicas presentes na exposição

A exposição estará aberta para toda a comunidade e a entrada é gratuita.

Horário de funcionamento: Segunda à sexta: das 8h às 18h30e aos sábados: das 8h às 13h30.