maxresdefault

Sergio Risola é ex-diretor da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores

O programa Paraná Empreende Mais realizará a sua aula inaugural hoje (13), a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) no YouTube. Na ocasião, os alunos receberão informações sobre o curso e participarão de palestra com o título “Sim, sei que posso, mas quero ser empreendedor? Ou fico na minha?”, ministrada pelo professor especialista em Inovação e ex-diretor da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Sergio Wigberto Risola, com mediação do professor Lucas Vieira de Araujo (Universidade Estadual de Londrina/UEL).

Participarão da solenidade também o coordenador estadual do programa, professor Fernando Sorgi (Universidade Estadual do Norte do Paraná/Uenp), o superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Aldo Nelson Bona, o coordenador da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), Paulo Schmidt, e o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, Luiz Márcio Spinosa.

A primeira turma do curso de formação empreendedora é composta por 700 estudantes de todas as regiões do Estado, distribuídos em turmas nas sete universidades estaduais, o que inclui a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os inscritos na primeira turma serão contatados pelas equipes do programa nas universidades para que tenham acesso à plataforma do curso e comecem a estudar o primeiro módulo. A metodologia contempla conteúdo teórico e aulas de mentoria.

A formação é gratuita e será totalmente em ambiente virtual de aprendizagem. Serão quatro módulos, cada um abrangendo duas disciplinas: Gestão Estratégica e de Pessoas; Gestão de Negócios e Comercial; Gestão Financeira; e Inovação Tecnológica. O curso terá carga horária total de 72 horas, com seis horas semanais de atividades.

O objetivo do Paraná Empreende Mais é qualificar empreendedores de micro, pequenas e médias empresas, empreendedores individuais, empreendedores informais e pessoas interessadas em abrir seus próprios negócios. Trata-se de uma iniciativa do governo do Paraná, idealizada pela Seti, como parte do Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade, também chamado de Ageuni. Conta com apoio da Fundação Araucária. O design instrucional ficou sob responsabilidade da UVPR.

ss