NUPPOL EAD

Oferecido pelo Nuppol, curso EaD, aceita inscrição até o dia 3 de agosto, exclusivamente pela Internet

Estão abertas até o dia 3 de agosto as inscrições para o curso de especialização a distância em Políticas Públicas e Participação, promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Participação Política (Nuppol) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A inscrição está sendo aceita exclusivamente pela Internet, mediante pagamento de taxa de R$ 130, e constará de duas etapas: a primeira com o cadastro do candidato no Sistema Geral de Inscrições (SGIPOS) e a segunda com o preenchimento do Formulário de Inscrição Complementar e o envio online da documentação prevista no item 2.4 do Edital de EAbertura das Inscrições (001/2022-PGC)EAbertura das Inscrições (001/2022-PGC)

Podem se candidatar pessoas com graduação completa, em qualquer área do conhecimento, que atuam, têm interesse em atuar ou interessados em ampliar seu conhecimento na área de políticas públicas e participação política.

A especialização pretende contribuir para a formação de profissionais nas mais variadas áreas de políticas públicas ou de profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre essa temática. Com isso, o objetivo é conseguir uma prática mais efetiva e cientificamente orientada para melhorar os processos participativos nas etapas de planejamento, gestão e avaliação dos serviços públicos prestados à população nos níveis municipal, estadual e federal.

O Nuppol desenvolve estudos teóricos e empíricos sobre diferentes formas de participação política, mecanismos de controle das atividades governamentais e interações entre instituições e atores sociais. Existente desde 2013, o Núcleo é coordenado pela professora Carla Almeida. Está vinculado ao Departamento de Ciências Sociais (DCS), ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGC) e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPP). Contempla quatro grupos de pesquisa: Cultura Política, Comportamento e Democracia; Sociedade Civil, Instituições Políticas e Democracia; Grupos de Estudos e Pesquisas Geracionais; e Grupo de Estudo sobre Políticas Públicas.

As aulas da especialização terão início em 2 de setembro. Outras informações sobre o curso, incluindo investimento relativo à mensalidades, podem ser obtidas por meio do site ou e-mail “pos.nuppol@uem.br”. O curso tem a coordenação do professor Ednaldo Aparecido Ribeiro, do DCS.