2020 09 07 Fachada UEM Ipês Amarelos 8567

São 2.646 calouros já matriculados, segundo dados da Diretoria de Assuntos Acadêmicos, mas número pode aumentar

Anualmente, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza uma campanha de recepção aos alunos que estão ingressando nos cursos de graduação oferecidos pela instituição. É a Calourada, que nesta edição de 2022, terá parte da programação realizada de forma on-line, com transmissão pelo canal da UEM TV no YouTube.

Até agora são 2.646 calouros já matriculados, segundo dados da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA). O número ainda pode aumentar uma vez que há previsão de nova chamada dentro do processo de aproveitamento de vagas remanescentes.

Na segunda e na terça-feira (18 e 19), que são os dois primeiros dias da Calourada 2022, os novos alunos terão atividades de acolhida organizadas pelas comissões de coordenação dos cursos, com ações nos diferentes câmpus da UEM e participação dos veteranos.

A Pró-Reitoria de Ensino agendou as atividades dos dias 20 e 21, encerrando a programação deste ano. Confira abaixo os horários e as ações.

Site – No site da Calourada 2022 é possível encontrar, além da programação completa, vídeos sobre a UEM. Clique aqui.

Quarta-feira, dia 20 de julho

Atividades serão on-line, com transmissão nos períodos matutino e noturno.

8h30: O reitor Julio César Damasceno dá início à programação matutina com as boas-vindas aos novos estudantes e mostra um pouco do que a universidade oferece aos seus acadêmicos. Para acessar, clique neste link.

8h45: Integrantes da Comissão Covid-UEM falam sobre os cuidados básicos e necessários para iniciar o ano letivo de forma segura, evitando a propagação da covid-19.

9h: A reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Favaro, discute a importância do processo de formação acadêmica e o papel da universidade na sociedade durante a aula magna que ela irá ministrar, sob o tema "Universidade, cheguei!! E agora?"

19h30: A programação repete-se para os alunos dos cursos noturnos, inclusive com a retransmissão da aula magna, que será gravada. Para acessar, clique neste link.

reitora uel 2022

Reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro, profere aula magna

Quinta-feira, dia 21 de julho

Das 9h às 17h: Campanha de Doação de Sangue: uma unidade básica do Hemocentro Regional de Maringá ficará durante todo o dia em frente ao Restaurante Universitário para receber doação de sangue e cadastramento de medula óssea.

Das 9h às 17h: Haverá um estande em frente à Biblioteca Central, onde integrantes do Escritório de Cooperação Internacional darão orientações sobre mobilidade acadêmica. No mesmo local, os alunos do grupo PET Enfermagem e do grupo da Farmácia farão aferição de glicemia e de pressão arterial e darão orientações de saúde.

Recepção aos alunos indígenas

A Comissão Universidade para os Índios (Cuia-UEM) e a Associação Indigenista de Maringá (Assindi) também se preparam para o acolhimento aos alunos indígenas da universidade que iniciam o ano letivo de 2022. São 48 ao todo, dos quais seis são calouros.

A professora Maria Christine Berdusco Menezes da coordenação da Cuia-UEM, informa que a recepção será na quarta-feira, dia 20, às 17 horas, no Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História, no Bloco G-45.