NAO AO TROTE

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) repudia veementemente qualquer tipo de trote, que não o solidário, na recepção aos calouros, principalmente o que violar a liberdade individual, submeter a qualquer constrangimento ou humilhação, por meio de palavras, gestos e agressões, inibindo a liberdade de ir e vir, que gere perturbação e/ou cause danos físicos e morais ao estudante, bem como danos aos bens e/ou depredação do patrimônio da UEM e de terceiros. Os infringentes ficam sujeitos a penalidades.

Na esfera civil, o autor de ato que viole a dignidade da pessoa humana é passível de responder por perdas e danos morais e patrimoniais. Na esfera administrativa, o Regimento Interno da UEM prevê regras disciplinares que se prestam a punir atos incompatíveis com os ordenamentos jurídico e ético da instituição. Diante de qualquer violência, coerção e constrangimento, deve-se imediatamente comunicar a Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e/ou ao coordenador de curso de graduação, que adotarão as providências cabíveis.

Para inibir práticas ilegais, a PEN, em parceria com diversos setores da UEM e atores sociais, tradicionalmente realiza a Semana de Integração: Calourada. Enquanto instituição pública, gratuita e de qualidade, a UEM é uma universidade que promove e incentiva a educação inclusiva e socializadora, tendo como valor inegociável a dignidade da pessoa humana. Ano a ano, tem se esforçado para criar e fortalecer práticas solidárias e éticas entre alunos ingressantes e veteranos com ofertas de atividades culturais, educativas e informativas.

Comunicamos, ainda, que a UEM, durante a Semana de Integração: Calourada 2022 dispõe de uma equipe especializada de professores e agentes universitários para orientar a comunidade acadêmica sobre dúvidas, esclarecimentos e receber eventuais denúncias.