calourada uem 2022

Palestra on-line teve transmissão pelo canal da UEM TV no YouTube, com reprise para os alunos dos cursos noturnos

A reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Regina Gimenez Favaro, discutiu a importância do processo de formação acadêmica e o papel da universidade na sociedade, durante a aula magna que ela ministrou nesta quarta-feira (20), destinada aos calouros da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A novidade é que o evento foi on-line, com transmissão pelo canal da UEM TV no YouTube, e participação aberta aos acadêmicos de todos os câmpus da universidade.

O tema da aula - "Universidade, cheguei!! E agora?" – foi, segundo a reitora, uma tentativa de provocar, em cada um, a necessidade de pensar-se corresponsável no próprio processo de formação profissional e na relação com os demais envolvidos (como os professores e colegiado de curso, por exemplo) e desse modo construir juntos a formação esperada

Neste sentido, Favaro mencionou uma série de cuidados e caminhos que precisam ser trilhados cotidianamente. Ela deu exemplos: conhecer melhor a proposta curricular do curso escolhido, como organizar a rotina de estudos, fazer a conexão constante do conteúdo aprendido com a carreira profissional, entre outros.

Espaço de inclusão - A reitora mencionou também que a universidade ao ser criada assumiu um papel de referência na organização social como espaço de estudo e que na transformação da história tem se empreendido em uma luta para que seja também um espaço de inclusão.

“A universidade tem trabalhado para que o papel que a constitui se fortaleça no abrigo dos diferentes grupos sociais, para que possa de fato oferecer à sociedade aquilo que temos por dever de ofício que é a formação de profissionais qualificados e de seres humanos que conseguem lapidar seu olhar na construção de uma sociedade melhor”.

Sobre a universidade pública, a conferencista destacou que ela vai além da formação profissional à medida que o processo de ensino é abrigado na relação com a pesquisa, com as ações extensionistas e com a prestação de serviços. “Formamos nossos alunos na relação com a atividade prática, o que nos diferencia na construção de profissionais de qualidade”.

A aula magna foi gravada e pode ser assistida acessando este link. O evento fez parte da programação de recepção aos calouros, que se estenderá ao longo da semana. As atividades desta quarta-feira foram on-line e contaram com a participação do reitor e do vice-reitor da UEM, Julio Damasceno e Ricardo Dias Silva, respectivamente, que deram as boas-vindas aos mais de 2,6 mil calouros. A programação se repete para os alunos do período noturno, inclusive com retransmissão da aula magna. Para acessar, clique neste link.