2022 07 21 Calourada Adote uma Caneca 0969Ações solidárias, ecológicas e de cuidado com a saúde fazem parte das atividades da Calourada realizadas hoje (21)

Galeria de fotos

Calouros e veteranos movimentaram o estacionamento do Restaurante Universitário (RU) desde cedo nesta quinta-feira (21), para acompanhar a programação da Calourada, tradicional evento de recepção aos calouros e calouras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O ônibus de coleta de sangue do Hemocentro Regional de Maringá está estacionado no local, para a coleta de sangue e cadastramento de medula óssea. Segundo Angela Tessaro, assistente social do Hemocentro, a previsão é que 90 voluntários comparecem ao local para fazer a doação.

2022 07 21 Calourada Doação de Sangue Onibus Hemocentro 0919

Nayana Pimenta, acadêmica de Ciências Contábeis: facilidade para fazer a doação

A atividade já é tradicional na recepção aos novos alunos da universidade, mas sempre conta com a participação de veteranos, como é o caso de Nayana Pimenta, acadêmica do segundo ano de Ciências Contábeis. Doadora regular, ela comentou sobre a comodidade de ter o ônibus do Hemocentro aqui no câmpus. “Facilita para fazer a doação”, disse.

Campanha – O Comitê Gestor Ambiental (CGA) da UEM também marcou presença no evento com a distribuição de canecas. A iniciativa faz parte da campanha Adote uma Caneca, que visa a redução de consumo de plásticos na UEM.

Elenice Tavares Abreu, presidente do Comitê, disse que foram confeccionadas 3 mil canecas para serem distribuídas, gratuitamente, entre os novos alunos, inclusive dos câmpus regionais. A iniciativa deveria ser realizada em 2020, mas por causa da pandemia e o ensino remoto emergencial, só agora pode ser concretizada. “A ação faz parte do programa 'UEM Recicla', que tem como propósito a gestão dos resíduos sólidos recicláveis e a implementação de uma cultura de sustentabilidade em toda a instituição”, disse a presidente do CGA.

2022 07 21 Calourada Adote uma Caneca 0944 1

Elenice Tavares Abreu: campanha Adote uma Caneca visa a redução de consumo de plásticos na UEM

Durante a distribuição, foi apresentada a política de gestão de resíduos da UEM, convidando os alunos a participarem da iniciativa.

Maria Gabriela Souza Marangoni (à esquerda da foto que abre esta matéria) e Nalia Messias Ferreira Heschel (na mesma, foto à direita), ambas calouras do curso de Ciências Contábeis, aprovaram a iniciativa, garantindo que irão adotar a caneca. E quando questionadas se a atitude valeria até o final do curso, a resposta foi um sonoro “com certeza”.

2022 07 21 Calourada Zootecnia 0963

Pet Zootecnia apresenta a gestão da população animal nos câmpus

PET Zootecnia – Integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Zootecnia, o PET Zootecnia, participaram da Calourada para falar das novas políticas de circulação de animais domésticos que circulam nos espaços dentro da universidade.

2022 07 21 Calourada Farmacia 0989

Alunos fazem teste de glicemia e aferição de pressão

Farmácia – Cuidados com a saúde não faltaram na programação. Alunos do curso de Farmácia atenderam os calouros oferecendo teste de glicemia e aferição de pressão.

2022 07 21 Calourada Trilha EcoCultural 8661

Trilha ecocultural percorre os diferentes espaços do câmpus

Trilha ecocultural – Também não faltou a tradicional trilha ecocultural, outra iniciativa do Comitê Gestor Ambiental. Basicamente é uma caminhada pelo câmpus sede, feita junto com os novos acadêmicos. Com saída em frente à Reitoria, a trilha percorre vários pontos da universidade, objetivando apresentar as dependências do câmpus para os alunos ingressantes.

2022 07 20 Calourada Calouros Indigenas 0908

Calouros e veteranos indígenas também foram acolhidos e fizeram uma caminhada pelo câmpus na tarde de ontem (20)

2022 07 21 Calourada Arquitetura 1003

Na recepção os calouros de Arquitetura e Urbanismo foram oferecidas oficinas sob o tema Espaços livres, arte e arquitetura, que agregou calouros dos três últimos anos, que se inseriram no ambiente universitário em meio à pandemia e tiveram atividades de forma remota