rosas 2

Evento será no auditório do Sinteemar, com exibição do documentário O Silêncio das Rosas; participação é gratuita

Basta de Violência contra a Mulher. Uma questão de cidadania. Sob este tema será realizado um evento de extensão nesta quinta-feira à noite no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar).

A programação inicia às 19h15 com a apresentação do documentário O Silêncio das Rosas que aborda a violência doméstica e feminicídio. Em seguida terá início uma mesa-redonda que irá debater o tema.

Com mediação da secretária da Mulher, LGBT e Diversidade Racial do Sinteemar, Jeanete Bezerra, a mesa terá como convidadas, Eva Santos, representante do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques; Valquíria Francisco, representante do Fórum Maringaense de Mulheres; Tania Tait, representante da ONG Maria do Ingá; Eliton Oliveira, produtor e diretor de O Silêncio das Rosas; Carla Morais, produtora do documentário; e Juliana Santos, uma das depoentes no filme.

 

Sobre o documentário

O Silêncio das Rosas foi inteiramente filmado em Maringá e traz 21 entrevistas, entre mulheres vítimas de violência, que contam abertamente suas histórias de dor e sofrimento, parentes de vítimas de feminicídio, além de profissionais das áreas jurídica, psicológica, médica, policial, entre outras. Os casos de feminicídio de Tatiane Spitzner (de Guarapuava-PR) e de Renata Muggiati (de Curitiba-PR) são destacados por advogados e familiares das vítimas. O documentário conta ainda com cenas dramatizadas de situações relatadas pelos entrevistados.

Dois professores aposentados da UEM participam como entrevistados no filme. Tania Tait, como integrante da ONG Maria do Ingá e pesquisadora na área de direitos da mulher, e Artur Molina, psicanalista e autor do aplicativo que mede o índice de violência contra a mulher.

O Silêncio das Rosas é uma produção da Script Doctor Productions e foi escrito e dirigido por Eliton Oliveira. A produção é de Carol Morais e Eliton Oliveira. Direção de fotografia, Ricardo Rheingantz.

Iniciativa – O evento é uma iniciativa do Sinteemar, com apoio da UEM, da Ong Maria do Ingá e do Diversitas Eventos, projeto de extensão que oferece eventos on-line para comunidade interna e externa da UEM. Haverá certificado de participação.

 

Serviço:

Evento: Basta de Violência contra a Mulher. Uma questão de cidadania.

Data: 28 de julho, a partir das 19h15.

Local: Auditório do Sinteemar, Rua Professor Itamar Orlando Soares, 357.

Inscrições: Gratuitas e podem ser feitas no local, a partir das 18h30.