materia beneficiados

Projeto apoia produtores de Hortas Comunitárias, aposentados e pessoas em vulnerabilidade social e econômica

Os cursos de capacitação ofertados pelos bolsistas do Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (CerAUP) para os produtores das Hortas Comunitárias de Maringá vêm recebendo comentários positivos das pessoas beneficiadas.

As ações de apoio que estão em prática e buscam auxiliar o cultivo, sem uso de agroquímicos e insumos sintéticos, e melhorar a qualidade dos produtos e a vida das famílias que trabalham nas hortas.

materia beneficiados 2

A produtora Leonilda, da Horta Liberdade, afirmou que os cursos de capacitação são importantes porque estimulam as pessoas que trabalham na horta, ajudam a sanar dúvidas sobre pragas e doenças que afetam as hortaliças e outras plantas produzidas e, também, no reaproveitamento de lixo orgânico, como resto de folhas, por exemplo, que podem ser utilizados como compostagem.

Além dos cursos que estão sendo ofertados, o projeto CerAUP realiza assistência técnica nas hortas comunitárias de Maringá e Sarandi, auxiliando no combate de pragas e doenças e na produção de alimentos saudáveis.

As Hortas Comunitárias são formadas em sua maior parte por aposentados e pessoas em vulnerabilidade social e econômica, sendo um passatempo para os produtores, além de ajudar na alimentação.

O produtor Francisco, da Horta Oásis, disse que todas as assistências dos bolsistas às hortas são boas e oferecem conhecimentos que ajudam a resolver diversos problemas, como, por exemplo, a invasão de animais e sobre doenças que causam prejuízo à produção.

 

Texto redigido em colaboração com o estagiário do CerAUP, João Vitor Valdomiro, aluno do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.