livrospremios uem 2021 site site site site site

Fique por dentro de algumas das muitas realizações de parte da comunidade acadêmica da UEM no mês que passou

Lançamentos de livros

Título: Aos Olhos Dela.

Autor: Pedro Lucas Moro, recém-graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Data do 2º lançamento: 6 de agosto (1º foi em 9 de julho).

Editora: Massoni.

Características: 125 páginas; impresso.

Sinopse: Árvores, folhas, bichos e pessoas: tudo compõe o profundo oceano de vivências de Helena, nossa pequena protagonista. Por meio de uma narrativa poética, trazemos algumas memórias dessa criatura cheia de sensibilidade e vontade de conhecer o que há de mais humano na vida. Essa humanidade faz parte do contato sincero de um coração com as realidades trazidas pela existência. Vida, morte, dor e reparação são temas coloridamente desenhados nesse conjunto de contos que formam uma riquíssima colcha de retalhos. Sejam espinhos ou toques macios, torna-se inevitável o questionamento: “o que posso aprender com isso?” É dessa forma que essa narrativa é guiada, convidando-nos, a todo instante, a uma reflexão sobre as singelezas que muito têm a nos ensinar, como ensinam a criança Helena. E quem de nós não possui, em si, a criança de outros tempos curiosa e disposta a crescer?

AOS OLHOS DELA CAPA R9 DIAGRAMA 10

Título: Diálogos com Duarte Pereira sobre a história da Ação Popular (AP).

Organizador: Reginaldo Benedito Dias, professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Data do lançamento: 8 de julho.

Editora: marxismo21.

Características: 408 páginas; digital (gratuito).

Sinopse (resumida): Este livro reúne um conjunto de intervenções de Duarte Pereira, extraídas de uma palestra e de entrevistas a pesquisadores acadêmicos e a jornalistas, a respeito da história da organização revolucionária Ação Popular (AP), uma das mais representativas da esquerda brasileira nas décadas de 1960 e 1970. Um dos principais elaboradores da linha política da organização desde a sua origem, Duarte Pereira fez parte, de 1965 a 1973, do núcleo dirigente da AP, não obstante as variações de formas e nomes de instâncias.

Untitled 1 site site

Pesquisador na África do Sul

O bibliotecário e cientista da informação da UEM, Edilson Damasio, participou da 7ª Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa, na Cidade do Cabo, na África do Sul. Também foi entrevistado para o podcast Pesquisa Brasil.

Damasio apresentou dois trabalhos: sobre como editores da América Latina respondem a evidências de má conduta científica em suas revistas; e análise de retratações científicas de autores brasileiros nos últimos cinco anos na base de dados Retraction Watch, os motivos e outras informações.

Responsabilidade, ética e integridade em pesquisa são assuntos da 7ª conferência, que trata dos avanços das temáticas e o desdobramento em novos tópicos que foram discutidos, com destaque para a necessidade de equidade em colaborações internacionais em pesquisa.

damasio