peça tatro tum 2

A apresentação gratuita mostra, tragicomicamente, as perturbações do homem contemporâneo, em tom intimista

A Oficina de Teatro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebe, nesta sexta e sábado (5 e 6), a peça “Homem ao Vento”, ganhadora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia em 2019. O espetáculo conta com o apoio cultural local da UEM e tem entrada gratuita.

Apontada pelo jornal Folha de São Paulo como um dos melhores espetáculos nacionais, em 2018, “Homem ao Vento” tem um tom intimista na relação entre atores e público, afirma Marcos Damaceno, escritor e um dos diretores da peça.

O espectador é colocado em uma sala de ensaios, onde nove atores tentam entender e dar andamento aos preparativos de uma mostra melancolicamente cômica, repleta de confusões e perturbações próprias da mente do homem contemporâneo. As relações aparentemente caóticas entre os personagens - e mesmo entre os atores - se transformam no decorrer da peça, revelando universos complexos entre pai, mãe e filho, homem e mulher, homem e menino, vida e arte, o amor e a morte, a ordem e o caos, a memória e a invenção. A platéia é disposta em formato de arena, com os atores no meio do público.

peça tatro tum

O elenco conta com Rosana Stavis, indicada aos prêmios Shell, APCA e Aplauso Brasil, por sua atuação em “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”. Também atuam na peça Gabriela Berbert, Pagu Leal, Marwem HD, Fabiano Timmermann, Heleno Rohn, Jeff Franco, Marcelo Guerra e Marrara Mara.

As sessões serão às 15h, no dia 5, só para estudantes de Artes Cênicas; e às 20h, também na sexta (5) para o público em geral. No sábado, dia 6, a apresentação começa às 20h, aberta a toda a comunidade. A Oficina de Teatro da UEM fica no bloco A-34, do câmpus da UEM, Rua Dr. Alberto Byngton Júnior, 343 – Zona 7. Os ingressos serão liberados antes da peça, por isso é importante que o público chegue com antecedência no local.

“Homem ao Vento” é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, e conta com apoio da Copel, além de apoio cultural local da UEM.

Texto redigido em colaboração com a estagiária da PEC, Luiza da Costa, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM