Congresso PCA site

O Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente atua na UEM desde 1992

A equipe do Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA) promove o Congresso Internacional: crianças, adolescentes e direitos. As atividades iniciam nesta quarta-feira, 17 de agosto, de forma híbrida, com transmissão simultânea e presencial no Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus de Goioerê, e nos próximos dias 18, 19, 20 de modo presencial, na Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Câmpus Sede.

O PCA é um Programa de assessoria, capacitação, incidência social e produção científica, vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC). As pesquisas realizadas por este órgão têm como objetivo divulgar conhecimentos sobre as crianças e adolescentes para professores e profissionais, em busca de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população infanto-juvenil.

“Estamos organizando o congresso para celebrar os 30 anos do programa, uma data de grande alegria para nós, realmente uma comemoração! Será um evento internacional com palestrantes de quatro países. Também é uma tradição do Programa trazer a participação das crianças e adolescentes no Congressinho, que tem apoio da Secretaria de Esportes de Maringá”, disse a coordenadora do PCA, Paula Natali.

O evento é destinado a toda comunidade acadêmica e ocorre entre os dias 17 a 20 de forma híbrida. A programação conta com apresentações, palestras e discussões de temáticas relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes, educação social, história da infância, políticas públicas educacionais para crianças e adolescentes e violência contra crianças e adolescentes. Ainda serão expostos pesquisas e estudos científicos, relatos de experiências, trabalhos artístico-culturais, entre outras produções.

As atividades ocorrem paralelamente ao IV Congresso Internacional de Profissionais e Pesquisadores de Educação Social e a II Jornada de Internacional sobre o Panorama da Educação Social em Países de Língua Portuguesa e Espanhola.

No dia 17, nesta quarta-feira, com horário de início às 13h, o evento vai contar com a participação do “Grupo nota por nota”, do projeto de ensino “Prática de conjunto”. Logo após, uma roda de conversa, com os palestrantes Marcelo Adriano Colavitto (BR), Alberto Guilherme Silva Vizoso (BR), Jon Etxeberría (ES), Ana Eguiazabal Gamón (ES), Verônica Muller, Laura Ruiz e Diego Pupatto, com o encerramento previsto às 15h40.

Para se inscrever acesse esse formulário.

Texto redigido em colaboração com as estagiárias da PEC e do PCA, Andressa Andrade e Amanda Bueno, alunas do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.