WhatsApp Image 2022 09 02 at 09.36.18

Além da exposição fotográfica, haverá uma premiação para os melhores trabalhos inscritos em concurso

Começa na segunda-feira (5) a exposição fotográfica “Imagens do Câmpus” que, até 9 de setembro, permanecerá em atividade no hall de entrada das secretarias da Fazenda (Centro de Ciências Agrárias/CCA) e do Câmpus de Tecnologia (Centro de Tecnologia/CTC), da Universidade Estadual de Maringá em Umuarama.

Anualmente, os alunos são convidados a fotografar o câmpus e se inscreverem no concurso, de forma que possam despertar o olhar artístico e, principalmente, valorizar o lugar onde estudam. Durante a exposição, serão feitas, no dia 8 (quinta-feira), às 11h, no teatro da Fazenda, a escolha e a premiação das pessoas vencedoras do concurso realizado. A iniciativa é do “Cultura no Câmpus”, um projeto de extensão criado após a observação de que estudantes ingressantes tinham dificuldade de redação e interpretação de textos, além da carência de eventos culturais em um local com apenas dois cursos. 

Assim, os coordenadores do projeto, professores Valdir Zucareli e Adriana Pinto, pensaram em iniciativas que despertassem o gosto e o hábito da leitura que não fossem simplesmente os livros técnicos, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual dos alunos. 

Lançado em 2014, o projeto já realizou, além do concurso e exposição “Imagens do Câmpus”, diversas ações, como o incentivo à leitura, por meio das estantes de livros que ficam à disposição no câmpus (foram arrecadados mais de 2000 livros, sendo 140 apenas em 2022), cultura religiosa (antes da pandemia, as religiões eram convidadas a comparecer no câmpus, sempre no horário do almoço, para se apresentarem), e tardes culturais, com apresentações de danças, musicas, teatros e fanfarras, por exemplo.