setembro amarelo

Rodas de conversas e acolhimento fazem parte das atividades de prevenção ao suicídio no meio acadêmico

O Programa Estratégia de Promoção à Saúde, Convivência e a Diversidade da Comunidade Universitária, do Departamento de Assuntos Comunitários (Sacodi/ DCT) junto com a Unidade de Psicologia Aplicada, do Departamento de Psicologia (UPA/DPI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) prepararam uma programação com bastante informação e escuta para o Setembro Amarelo na universidade.

O objetivo, segundo o lema da campanha, é "debater e orientar sobre o aumento progressivo de adolescentes e jovens com ideação suicida no contexto da pós pandemia no cenário da UEM”.

A programação começou com uma roda de conversas com os acadêmicos de Psicologia sobre a prevenção a ideação suicida. A família é fundamental nesse trabalho por isso também foi incluída na campanha. O Grupo de Pais da Unidade de Psicologia Aplicada (UPA/UEM) foi convidado para a roda de conversa com tema "Vamos falar sobre isso?".

Ainda está prevista uma grande mobilização nas áreas próximas ao Restaurante Universitário (RU) nesta quinta-feira (22), com música e falas sobre o tema no Palco Livre, panfletagem, tendas com materiais e orientações, além de rodas de conversa no gramado.

Para finalizar o evento, as rodas de conversa serão retomadas na terça-feira (27) com tema Juventude e ideação suicida. E no encerramento, na quinta-feira (29), a roda de conversa com acadêmicos do de Engenharia Civil será sobre prevenção a ideação suicida.

“É alarmante o quanto tem crescido o número de jovens passando por sofrimentos emocionais. Então, o momento exige de nós um evento de alerta e a possibilidade de conseguir dar respostas na instituição e na própria rede que tem no município, e essa parceria ser mais forte para darmos respostas”, explicou Telma Maranho Gomes, diretora do DCT.

A campanha Setembro Amarelo na UEM: Prevenção e Orientação sobre o suicídio é uma realização do Sacodi/ DCT e UPA/DPI com várias parcerias. São elas: Diretoria de Cultura (DCU); Diretório Central dos Estudantes (DCE); Centro de Valorização da Vida (CVV); ONG Decida Viver; Departamento de Psicologia (DPI); Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAEC); e Centro Acadêmico de Direito “Horácio Raccanello F.” Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI).

Clique aqui para conferir a programação completa.