2022 09 29 Abertura EAX PEC 2506

Programação contou com rodas de conversa, apresentações de trabalhos, palestras e atividades culturais

Galeria de fotos

Entre quinta e sexta-feira (29 e 30), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Maringá (PEC/UEM), promoveu o 5º Encontro Anual de Extensão Universitária (EAEX 2022). O início do evento foi marcado pela apresentação de violino dos alunos da Orquestra de Câmara da UEM, Vinicius e Rafael. Em seguida, a mesa que abriu o EAEX foi composta, reunindo a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora de Mello Gonçales Sant'Ana; o diretor de Extensão, Breno Ferraz de Oliveira, o diretor de Cultura, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo; e o reitor da Universidade, Júlio Cesar Damasceno.

Em suas falas, todos os presentes destacaram a importância da Extensão para a Universidade e comemoraram a volta da realização do EAEX no seu formato presencial. A professora Débora Sant’Ana falou sobre a obrigatoriedade da Extensão no currículo dos cursos de graduação, que será implementada a partir do próximo ano.

“A expectativa é que os estudantes tenham uma visão mais crítica e um conhecimento mais aplicado à realidade da comunidade. Que eles possam estar mais habilitados a comunicação, a tomada de decisões, ao trabalho em conjunto e também, desenvolvam sensibilidade para aquela realidade de onde ele veio e para onde ele vai, que é a realidade da vida real e o cotidiano ao seu redor”, destacou a pró-reitora.

O reitor Julio Damasceno comemorou a volta das atividades presenciais do EAEX e parabenizou a equipe da PEC pela organização e “valorização da extensão no âmbito da UEM”.

Após a abertura, foi o momento da mesa redonda que discutiu o tema do evento, “O papel da Extensão na Formação Universitária”. Para comentar o assunto, o mediador da mesa, Breno Ferraz de Oliveira, introduziu as professoras Mara Lucy Castilho, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Sandra Regina D' Antonio Verrengia, Ana Paula Vidotti e Crishna Mirella de Andrade Correa.

Sandra Regina D' Antonio Verrengia, professora do Departamento de Matemática e coordenadora da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) da UEM, disse que participa de projetos de extensão desde a graduação, e para ela “a extensão tem uma função primordial que é a de auxiliar, não são na capacitação do jovem em sua formação acadêmica, como também a entender a demanda que a sociedade possui, e, a partir dessa demanda, fazer a gente, enquanto universidade, pensar, da melhor forma possível, como responder a essas necessidades”.

O EAEX é organizado pela PEC, Diretoria de Extensão (DEX) e Diretoria de Cultura (DCU) da UEM e visa apresentar e discutir, de modo integrado, os resultados dos projetos de extensão desenvolvidos no domínio da UEM em 2021 e 2022.

Para o professor Breno Ferraz de Oliveira, “o evento possibilita os alunos terem uma interação e verem quais são os trabalhos que estão sendo desenvolvidos dentro da instituição. Além disso, como os projetos têm financiamento público, é importante nós darmos essa devolutiva para a sociedade também”.

Nesta sexta-feira, último dia do evento, a programação contou com as apresentações dos 220 trabalhos aprovados para o Encontro.