Confecção de armadilhas 1

Mostra é um projeto piloto e será realizada na terça-feira, dia 11, das 8 às 17h, nas dependências do CAP

O Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá (CAP/UEM) agendou para a próxima terça-feira, dia 11, a 1ª Exposição dos Trabalhos de Ciências. Trata-se de um evento piloto e interno, no qual os alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental irão expor trabalhos desenvolvidos em diversas disciplinas e em outros espaços. O evento será realizado apenas no âmbito interno, das 8h às 17h, nas dependências do colégio

O professor Cleyton Machado de Oliveira, organizador da mostra explica que a iniciativa se consolidou a partir da necessidade de propor a divulgação dos conteúdos científicos abordados em sala de aula, bem como, mitigar as dificuldades e defasagens dos discentes após o retorno integral às aulas presenciais. Neste sentido, “a exposição tem como objetivo estimular a prática de construção e divulgação do conhecimento científico numa abordagem investigativa, além proporcionar situações de aprendizagens variadas, contribuindo com o desenvolvimento de aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais”, segundo Oliveira.

Estruturada e regulamentada em março deste ano, a exposição foi organizada em quatro eixos temáticos: Ciência/ Tecnologia; Ciência/ Sociedade; Ciência/ Ambiente e Ciência/ Arte. A mostra ainda possibilitou a interação entre os alunos da educação básica e os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UEM, sob orientação do professor André Luis de Oliveira, fomentando esta necessária aproximação.

Entre as atividades expostas, alunos da Sala de Altas Habilidades e Superdotação e Sala de Recursos Multifuncional do CAP, sob orientação das professoras Maria Oriza Rodrigues dos Santos e Elinélia Soares de Oliveira Carvalho, irão apresentar o projeto “Educação: no combate à Dengue” que tem por objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção e combate à doença. Durante a apresentação os estudantes irão ensinar como confeccionar armadilhas de garrafa pet para capturar o Aedes Aegypti (veja foto que abre esta matéria).