mockup glossario eci

Dicionário de expressões referentes à UEM e ao contexto acadêmico internacional já está liberado para consulta

O setor de Internacionalização em Casa (IeC) do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (ECI/UEM), em parceria com participantes do Projeto de Extensão "Revisão e tradução do site internacional da UEM: práticas formativas e linguísticas", divulga à comunidade acadêmica o glossário institucional de Termos e Siglas em Línguas Estrangeiras. 

O glossário tem o objetivo de sistematizar, padronizar e formar um banco de dados com expressões e termos relacionados à UEM e ao contexto acadêmico. Muitos dos termos utilizados no site internacional foram contemplados no glossário; no entanto, ele não se restringe apenas aos termos da web, já que "consultamos o organograma da universidade para pensar na tradução da estrutura organizacional da UEM", destaca Milena Alonso, coordenadora da atividade. Em um primeiro momento, a publicação será em língua inglesa e posteriormente o espanhol também será privilegiado. 

Conforme as professoras, Luciana Cabrini S. Calvo e Milena Alonso, integrantes do IeC e do projeto de extensão, "a elaboração do glossário é um destaque para a Política Linguística da instituição no cenário de internacionalização e foi um passo importante, tanto para divulgar o trabalho com idiomas na UEM, quanto para dar um suporte à comunidade acadêmica no uso dessas expressões em suas atividades universitárias internacionais". As professoras também ressaltam que o glossário, da forma como está sendo apresentado, não é um produto pronto e finalizado. Ele pode ser construído em conjunto com a comunidade acadêmica, pois é possível enviar sugestões de termos a serem incluídos no glossário. 

O lançamento do glossário também foi viabilizado pelo suporte dos integrantes do ECI, Fabiano Burgo e Beatriz Machado Lima, e de André Scarate, em parceria com a ASC/CPR, que cuidaram da parte operacional do site. 

O coordenador do ECI, professor Marcio Cassandre, avalia que o glossário contribui para que toda a comunidade acadêmica tenha acesso a termos e siglas para as várias formas de comunicação global, qualificando as iniciativas individuais e coletivas para os avanços da internacionalização da UEM. 

O glossário pode ser acessado aqui.