67c8223f b0a3 4b49 b8ff 2f927afe59ef

Na troca dos equipamentos, houve instabilidade na conexão da internet, mas isto já está, praticamente, resolvido

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) enfrentou, ao longo dessa semana, problemas de estabilidade na conexão da internet. Segundo o Núcleo de Processamento de Dados (NPD), a questão está relacionada ao upgrade de velocidade no link que conecta a comunidade universitária na rede.

De acordo com Hélcio do Prado, diretor do NPD, em setembro deste ano a UEM solicitou, à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, autorização para o aumento de velocidade da internet, de 1Gbps para 3Gbps.

O trabalho foi realizado pela operadora Ligga Telecom, responsável pela conexão da instituição, que deu início à migração em 18 de outubro. “Entretanto, ocorreram alguns problemas de configuração nos equipamentos, o que provocou períodos de indisponibilidade e intermitência no acesso à rede, causando transtornos aos nossos usuários”, afirma o diretor, destacando que foram necessárias horas de trabalho até restabelecer a normalidade do serviço.

Ele também lembra que o último upgrade do link de Internet ocorreu em março de 2014, com um aumento de 200Mbps para 1Gbps. “Agora chegamos a 3Gbps de velocidade. Um crescimento de 200%”.