logo ficiencias

Evento ocorre de modo presencial, em Foz do Iguaçu, e on-line, pelo Youtube, na próxima semana

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), é uma das parceiras da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias – FIciencias, que ocorre entre os dias 24 a 28 de outubro. A UEM possui um comitê gestor que faz parte da coordenação e está contribuindo com a organização das ações do evento.

A FIciencias, é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras, além de contribuir com o conhecimento e a evolução no mundo das ciências. A Feira visa, ainda, promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas. Também se caracteriza como um local de integração e troca de experiências, aproximando estudantes e professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Os estudantes podem participar individualmente ou em grupos de, no máximo, três alunos por projeto. Todos os trabalhos devem ter um orientador com mais de 18 anos de idade, que pode ser um professor da escola, alunos em fase de graduação, ou já graduado, que possa auxiliar na condução das pesquisas.

Participação da Universidade - Uma equipe da UEM fará parte da comissão julgadora dos 135 projetos que estarão sendo expostos na FIciencias, produzidos por alunos de instituições do Brasil e do Paraguai, que estarão concorrendo a prêmios em sete categorias: Biológicas, Humanas, Sociais Aplicadas, Saúde, Agrárias, Ciências da Terra e Engenharias.

Os avaliadores da UEM são as professoras do Departamento de Ciências Morfológicas (DCM), Débora Sant’Ana e Marli Defani, e os professores do Departamento de Ciências (DCI), do campus de Goioerê, Néryla Dias, Leilane Schwind e Robson Muniz.

Além de ser avaliadora, a professora Débora Sant’ Ana irá fazer uma palestra no dia 27, às 14h30, intitulada “A ciência do futuro: uma ciência cidadã”. E mais: a Universidade estará presente na Feira com um estande, onde vai apresentar parte do acervo de invertebrados do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi). As estudantes Larissa da Silva, do curso de Ciências Biológicas, e Milena Massako Ito, de Comunicação e Multimeios, estarão recebendo o público junto com a jornalista, Ana Paula Machado Velho.

A professora Ana Paula Vidotti destaca que a FIciencias permite a imersão dos jovens no conhecimento científico, bem como os estimula a se familiarizar com a ciência. “A experiência que a gente tem com eles é sensacional! A Feira abre muitas oportunidades para alunos, para bolsas e parcerias com a instituições de ensino superior, e enriquece a nós professores nessa relação direta com os alunos.”

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site oficial da FIciencias.

Texto redigido em colaboração com a estagiária do Mudi, Milena Massako Ito, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.