plasma 1

Aprovação foi feita por meio de auditoria externa; expectativa é enviar 500 unidades mensalmente

O Hemocentro Regional de Maringá foi aprovado recentemente para realizar o fornecimento de plasma excedente de uso terapêutico para a Hemobrás, empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde responsável por produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para o SUS.

Essa aprovação aconteceu após auditoria externa realizada pela empresa privada, contratada pela Hemobrás, junto à equipe de Gestão da Qualidade do Hemocentro Regional de Maringá. 

Segundo Tatiana Takahashi Higa, gestora da qualidade, aproximadamente 500 unidades de plasma poderão ser enviados mensalmente para a indústria. “Ainda não sabemos quando iniciará o recolhimento do plasma, agora temos que mandar o documento de aprovação para a coordenação do sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde e aguardar a autorização do órgão”.

O plasma é utilizado para produção de Albumina, Complexo Protrombínico, Fator VIII e IX da coagulação, Fator de Von Willebrand e Imunoglobulinas. As principais utilização destes produtos são doenças hemorrágicas, principalmente as hereditárias, tratamento de pessoas deficiências imunológicas, doenças autoimunes e infecciosas.

“Atualmente o sangue é separado em concentrado de hemácias e plasma, este pode ser congelado e tem validade de 1 ano. Com o envio para indústria, além de transformá-lo em medicamentos iremos diminuir os resíduos gerados”, ressalta Tatiana.