Dia do Servidor Freepik 1 2

Gestores parabenizam servidores da UEM e compartilham ideais de luta em prol do serviço público

Enquanto alguns setores da sociedade atuam para desqualificar os servidores e o serviço público e estereótipos negativos desqualificam nossa atuação profissional, cabe indagar se temos motivos reais para comemorações neste dia 28 de outubro.

A bem da verdade, as mudanças no mundo do trabalho, alinhavadas por um discurso que privilegia o enxugamento do Estado, impactam acentuadamente sobre o serviço público, indicando que os espaços de luta pela valorização do servidor e por melhores condições de trabalho nunca foram tão necessários.

Nessa arena, uma batalha possível e necessária é dar visibilidade ao papel dos servidores públicos. Deixar claro para a população que são eles os responsáveis por garantir, na prática, os direitos que o Estado tem o dever de suprir. E que é nessa relação de troca que pode residir o bem-estar social.

Assim, servidor e servidora da UEM, a vocês nossas congratulações por esta data e ao mesmo tempo o reconhecimento pelo trabalho essencial que cada um realiza. Conte conosco para travar grandes lutas em prol do serviço público.

Leandro Vanalli, reitor

Gisele Mendes, vice-reitora

Breve perfil dos servidores da UEM

Somos 3.503 servidores. Professores são 1.581. Agentes Universitários: 1.910.

A maioria (2.206) tem entre 41 e 60 anos de idade.

702 servidores estão ligados ao Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM).

Dos 3.503 servidores, cerca de 74% trabalham no câmpus sede, em Maringá.

Você sabia?: A data comemorativa do Dia do Servidor Público foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas e está relacionada à promulgação do decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, que regulamentou os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos. Posteriormente, em 1943, Vargas decretou como feriado do Dia do Funcionário Público a data de promulgação dessa lei.