poda de arvores

Primeira etapa ocorreu ontem, na parte antiga do câmpus, e os galhos serão recolhidos amanhã (8)

Veja galeria de fotos

Ontem (6), a Prefeitura do Câmpus da Universidade Estadual de Maringá fez a poda de 52 árvores no câmpus sede, um trabalho primordial para minimizar as constantes quedas de energia elétrica que afetam não apenas o expediente administrativo, mas também as aulas na instituição.

O trabalho envolveu um caminhão e quatro funcionários de uma empresa terceirizada, além de dois eletricistas da UEM, que aproveitaram para fazer a manutenção preventiva da rede, incluindo a troca de algumas peças e dispositivos.

Para que a poda fosse efetuada, houve a interrupção do fornecimento de energia elétrica. A suspensão ocorreu somente na parte mais antiga do câmpus porque em outros blocos estavam previstas aplicação de provas. As árvores também foram aparadas entre os blocos M-05 e M-06, onde funcionam as instalações do curso de Educação Física, devido à frequente queda de energia nas imediações.

Segundo a prefeita do Câmpus, Doralice Favaro Soares, a poda foi realizada com a posterior remoção dos galhos como forma de otimizar o trabalho da equipe e até aproveitar o fato de que é preciso desligar a rede para este trabalho, procedimento dispensado no caso da coleta dos galhos, que será feita amanhã, terça-feira (8).

Uma segunda etapa da poda deverá ocorrer no feriado de 15 de novembro. A ideia é que, a empresa encarregada do serviço, empregue dois caminhões e mais funcionários na tarefa, visando concluir o trabalho em todo o câmpus. Ainda restam 148 árvores para serem aparadas. 

A situação da queda de energia no câmpus sede se agravou após o temporal na cidade, em abril deste ano, que causou a derrubada de cerca de 500 árvores em Maringá. O vendaval de cerca de 80 km/h afetou também a UEM, derrubando dezenas de árvores, além de gerar a interrupção do fornecimento de energia elétrica.