20221103 102457

A mostra está aberta à visitação, até 28 de novembro, no hall de exposição da Biblioteca Central da UEM

A temática da exposição “Jornada das Maravilhas” une Alice (personagem central do livro “Alice no País das Maravilhas”), a psicanálise e o cinema. O mostra é fruto dos trabalhos de alunos dos cursos de Psicologia e Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O clássico atemporal escrito por Lewis Carroll comemora 160 anos. Durante este período a personagem Alice já teve várias teorias, conceitos e diversas releituras pautadas no campo da psicanálise, por meio dos sonhos, com a filosofia, quando se trata do pensamento de Deleuze,  com movimentos artísticos, especificamente, o dadaísmo e surrealismo e com o cinema.

Pelo fato de Carroll ter modificado a literatura infantil, ao invés de instruir as crianças, a figura da Alice é quem dá bronca nos adultos e dá conselhos de boas maneiras e reprime os habitantes do país, a qual se encontra, por serem indelicados e loucos.

Para os organizadores da mostra trazer “as maravilhosas aventuras de Alice para o contexto acadêmico é fazer um convite para ampliar as possibilidades de experimentar, inventar e sentir, deslocando o pensamento do senso comum para assim inventar realidades mais potentes e criativas”.