IMG 1715 siteO evento contou com cursos de capacitação voltado para as famílias e contribuintes das Hortas Comunitárias da cidade

Foi realizado, no último dia 6, o 2º Encontro de Agricultoras e Agricultores das Hortas Comunitárias de Sarandi, no qual o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana (CerAUP) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sarandi promoveram cursos de capacitação voltado para as famílias e contribuintes das HCs da cidade.

Os cursos tinham como objetivo melhorar a produção de alimentos nas Hortas Comunitárias, com orientações neste processo produtivo. Desde o manejo de solos e água, até o controle de pragas e doenças, os bolsistas dos projetos CerAUP e Paraná Mais Orgânico (PMO) do Núcleo da UEM, apresentaram cinco dos oito cursos ministrados no evento.

A presidenta da horta Monte Rey de Sarandi, Maria de Lourdes, elogiou a qualidade dos cursos e disse que já no dia seguinte os agricultores começaram a por em prática o que foi aprendido durante o evento.

De acordo com o professor Ednaldo Michellon, coordenador dos projetos CerAUP e PMO, as hortas comunitárias podem ser comparadas a um organismo formado por partes interdependentes, aonde o todo é maior do que a soma das partes e “por isso é de suma importância a cooperação entre todos os envolvidos, principalmente entre os agricultores e agricultoras”.

Ainda segundo Michellon, “os cursos de capacitação visam a manutenção e o crescimento da quantidade e qualidade das Hortas Comunitárias, sendo essenciais para o bom funcionamento da Agricultura Urbana via Hortas Comunitárias”.