2022 11 10 abertura Eaic 2022 5288Os eventos têm como tema Ciência Aberta como um caminho para a evolução da sociedade

Foram abertos, nesta quinta-feira (10), o 31º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e o 11º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (EAIC JR). Realizados remotamente, os eventos seguem até amanhã (11), sob o tema Ciência Aberta como um caminho para a evolução da sociedade.

Com o objetivo principal de avaliar e divulgar as pesquisas desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), os eventos são promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (PPG-UEM).

A solenidade de abertura contou com a participação do reitor Leandro Vanalli e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM Mauro Ravagnani.

Ravagnani falou sobre a relevância de ter artigos publicados e que vale cada recurso que está sendo investido na pesquisa. Adiantou que na próxima edição os eventos deverão voltar ao formato presencial.

Vanalli lembrou que a UEM é reconhecida internacionalmente pela pesquisa científica e inovação que desenvolve e vem conseguindo avançar cada vez mais nessas áreas. Acrescentou que a ciência vai além, por exemplo, do laboratório e do campo experimental. “A ciência é aberta e se faz por muitas mãos proporcionando mais cooperação, promovendo o avanço rápido do conhecimento científico e retorno destes benefícios para a sociedade.”

Programação

Durante a abertura, a dupla Duo Baldassi & Botelho abriram a programação cultural. Eles fazem parte do projeto de extensão “Violão sem fronteiras”. Em seguida, foi proferida a palestra “Ciência aberta como um caminho para evolução da sociedade”, pelo palestrante Washington Luís Ribeiro de Carvalho Segundo, coordenador técnico da área de tratamento, análise e disseminação da informação científica no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (Ibict/Mcti).

Os eventos continuam nesta sexta (11) com apresentações de trabalhos científicos e mesas temáticas com participação de convidados externos.

Para consultar a programação completa acesse este link.