Produção, que foi ao ar à tarde, será reprisada às 20h de hoje e às 9h amanhã; os dois morreram nesta terça-feira

A rádio da Universidade Estadual de Maringá (UEM FM) preparou uma homenagem aos cantores Pablo Milanés e Erasmo Carlos, mortos nesta terça-feira (22). Além de ter sido transmitido esta tarde, os tributos terão reprise às 20h de hoje e às 9h de amanhã (23).

O programa traz uma breve biografia de ambos, a começar pelo músico cubano. O cantor e compositor morreu aos 79 anos, na cidade de Madrid, na Espanha. Ele passava por tratamento onco-hematológico. Milanés ficou conhecido em nosso País pelos laços com a música brasileira e pelas afinidades pessoais e ideológicas com músicos como Chico Buarque e Milton Nascimento. Durante o programa, são tocadas algumas músicas especialmente escolhidas para a ocasião.

O mesmo se repete para o cantor e compositor brasileiro. A causa da morte de Erasmo não havia sido divulgada até o início da noite, mas o “Tremendão”, como era conhecido, ficou internado por duas semanas devido à Síndrome Edemigênica, caracterizada pelo edema generalizado, ou seja, um inchaço causado por um excesso de líquido preso nos tecidos do corpo. Ele tinha 81 anos.

A produção e locução do programa é de Elias Gomes de Paula, enquanto que a edição e montagem é de Everton Vieira. Sintonize a UEM FM em 106,9.

Pablo Milanés

Começou a cantar em estações de rádio ainda criança. Com seis anos passou a morar em Havana. No início da década de 1960, começou a compor a partir de múltiplas influências, como a tradicional música cubana, a música norte-americana (principalmente o jazz) e a música brasileira. Participou de várias formações vocais, como o "Cuarteto del Rey", um grupo que adotava o estilo "negro spiritual", que interpretou suas primeiras canções em clubes de Havana.

Em 1965, compôs "Mis veintidós años", que foi sua primeira composição com temática social. Entre 1965 e o final de 1967, esteve preso em campos de trabalho forçado, dirigidos pelas Unidades Militares de Ajuda à Produção (Umap) na Província de Camagüey, de onde fugiu e dirigiu-se para Havana, denunciando a injustiça que fora cometida, razão pela qual ficou preso durante dois meses na Fortaleza de La Cabaña.

Erasmo Carlos

Cantor, compositor, ator, músico, multi-instrumentista e escritor brasileiro, o Tremendão foi um dos pioneiros do rock no Brasil. Nos anos 60, fez parceria com o cantor e compositor Roberto Carlos, compondo várias músicas juntos, que gravavam em seus discos em carreira solo.

Um dos pioneiros do rock e símbolo da Jovem Guarda, foi autor de mais de 600 músicas e de clássicos como “Sentado à Beira do Caminho”, “Minha Fama de Mau”, “Mulher”, “Quero que tudo vá para o inferno”, “Mesmo que seja eu” e “É proibido fumar”.