20221121 203504

Evento destinado aos alunos de Agronomia trouxe palestrantes das principais fabricantes nacionais de adubos

O II Simpósio sobre Fertilizantes, Corretivos e Inoculantes (II Fecoin) foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (PGA/UEM), como parte das atividades da disciplina Adubos e Adubação ministrada pelos professores Marcelo Augusto Batista e Marcelo Alessandro Araújo. Além disso, contou com o apoio do Grupo de Estudos em Solos (Gesso), do Departamento de Agronomia (DAG) e do Centro de Ciência Agrárias (CCA). 

Entre os dias 21 e 23 de novembro, no anfiteatro do Bloco J-45, cerca de cem alunos de graduação e de pós-graduação em Agronomia, do câmpus sede e do Câmpus Regional de Umuarama, tiveram a oportunidade de ouvir líderes de grandes empresas brasileiras do setor de fertilizantes agrícolas. Eles apresentaram as novidades relacionadas aos produtos especiais e diferenciados, termos usados para classificar aqueles com tecnologia além do convencional. Para chegar a esse nível são necessários vários estudos, testes e validações. Nesse processo, as universidades têm papel fundamental, pois junto com os órgãos de pesquisa auxiliam as empresas no desenvolvimento e validação desses produtos. 

Para o professor Marcelo Araújo, “o setor agro no Brasil ano após ano vem se destacando como uma das grandes molas propulsoras da economia, pois a cada ano o país bate recordes de produtividade e produção, que em última análise impacta positivamente a balança comercial. No entanto, para que possamos alcançar tal feito há muita ciência envolvida nas diversas fases de produção de um cultivo agrícola. Neste sentido, os fertilizantes, corretivos e inoculantes destacam-se como insumos de extrema importância, pois possuem papel fundamental na nutrição das plantas e consequentemente na produção agrícola. Portanto, o evento oportunizou para os acadêmicos a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre tais produtos e as empresas produtoras”, concluiu. 

O professor Marcelo Batista conta que as metas traçadas para o Simpósio foram cumpridas. “Quando da idealização do evento tínhamos alguns objetivos: conhecer melhor as principais empresas de fertilizantes parceiras da UEM, apresentar para acadêmicos, profissionais da pesquisa e do ensino os principais produtos disponíveis por diferentes empresas de fertilizantes, corretivos e inoculantes e, por fim, integrar as empresas de fertilizantes com acadêmicos e pesquisadores da UEM, das áreas de solos e nutrição mineral de plantas. Todos esses objetivos foram alcançados com sucesso”, comemora Batista.