futebol suiço 50

Jogos foram retomados depois de seis anos de interrupção; acompanhe os destaques da UEM na competição

Galeria de fotos

Agentes universitários e docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) participaram, no último fim de semana (25 a 27) dos 25º Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná (Josuepar 2022), realizados na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava.

Disputados desde 1992, os Josuepar foram suspensos em 2016, em razão da greve daquele ano e, posteriormente, impactado pelas dificuldades financeiras das Universidades e pela pandemia da covid-19.

A retomada dos Jogos este ano foi possível após deliberação entre os reitores de todas universidades estaduais do Paraná. Mesmo sendo uma edição em formato reduzido, os Jogos tiveram, pela primeira vez, a participação efetiva das sete instituições: UEM, UEL, UEPG, Unioeste, Unicentro, Unespar e UENP, totalizando 250 participantes.

Os Jogos foram disputados em 13 modalidades esportivas: basquete masculino; beach tennis, masculino e feminino; bolão, masculino e feminino; canastra misto; corrida rústica, masculino e feminino; futebol suíço masculino (categorias livre e máster 50+);  futsal feminino; natação masculino; sinuca misto; truco misto; voleibol, masculino e feminino; e xadrez misto.

A delegação da UEM foi composta por 40 servidores. Dentre os destaques, estão a equipe de Futebol Suíço integrada, exclusivamente, por servidores acima de 50 anos, que sagrou-se campeã pela quinta vez consecutiva. A equipe de Futsal feminino, reunida pela primeira vez para uma competição, conquistou o título, mesmo com uma atleta a menos no jogo final. O servidor Valmir Antônio Correa foi mais uma vez campeão do xadrez. Destaque também para o professor aposentado, Galaor Linhares Tupan, o Paraná, que com 81 anos de idade participou da competição, jogando basquete com maestria e alegria.

Os Josuepar têm como objetivos principais proporcionar a participação dos servidores em atividades esportivas; promover a integração dos servidores das universidades estaduais do Paraná; oportunizar o desenvolvimento da consciência para a prática de atividade física permanente e desenvolver intercâmbios culturais e esportivos entre as instituições.

Na UEM, a Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR) é o setor responsável por selecionar os servidores e organizar as equipes que vão para os Jogos. A próxima edição está prevista para o segundo semestre de 2023 em sede ainda a ser definida e com a retomada do formato mais ampliado, com a inserção de outras modalidades esportivas.

A expectativa é que até fevereiro hajam essas definições para que a CDR possa organizar e preparar as equipes que vão representar a UEM nestes Jogos, realizando treinamentos e seletivas.

Podem participar dos Josuepar homens e mulheres, servidores efetivos e temporários, da ativa ou aposentados, de qualquer setor ou câmpus das sete universidades estaduais do Paraná.

Desde já, os interessados podem contatar a CDR pelo e-mail sec-cdr@uem.br para manifestar interesse em participar dos treinamentos e da competição.