2022 10 04 Feira Economica Solidaria 1995 1

Para marcar a data, a Feira de Economia Solidária da UEM será realizada, em caráter excepcional, nesta quinta-feira (15) 

Distribuição justa de renda, autogestão, ganho justo e preservação do planeta. Esses são alguns princípios da Economia Solidária, um modelo de negócio regulamentado pelo Governo Federal através da sanção da Lei 13.928 em dezembro de 2019. Com o propósito de incentivar a defesa do trabalho associado e voluntário, a partir do desenvolvimento sustentável, respeito à vida e com justiça social, o Movimento de Economia Solidária do Brasil instituiu o Dia Nacional da Economia Solidária, comemorado em 15 de dezembro. 

E para marcar a data, a Feira de Economia Solidária da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que normalmente é realizada às terças-feiras, ocorrerá excepcionalmente nesta quinta-feira (15). As bacarras estarão montadas na passarela central do câmpus sede da universidade, das 9h às 17h e contará com intervenções, venda de produtos e exposições. 

Vale destacar que a Feira de Economia Solidária da UEM foi criada no ano de 2017, no âmbito do Núcleo/Incubadora Unitrabalho, permitindo geração de renda para a continuidade do processo de produção e inclusão social, além de oferecer acesso aos produtos para a população em geral e identificar novos grupos que partilham dos princípios da Economia Solidária. 

Saiba mais:

O Dia Nacional da Economia Solidária foi criado em homenagem ao ambientalista Chico Mendes, que nasceu em 15 de dezembro de 1944. Chico Mendes ficou conhecido pela luta em defesa dos seringueiros da Bacia Amazônica, através da conscientização das empresas em preservar a floresta nativa. O ativismo ecológico de Chico Mentes ganhou forte repercussão, inclusive internacional