IMG 9099

Com a participação de estudantes, as doações foram feitas a pacientes da UBS Universo, em condições vulneráveis

Nesta quarta-feira (14), os alunos do curso de Odontologia que integram o projeto de extensão “Pequenos Gestos Grandes Sorrisos”, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizaram a ação de entregas de cestas básicas na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) Universo, na cidade de Maringá.

Foram entregues quinze cestas básicas para famílias de baixa renda. Os produtos foram arrecadados por meio de doações da comunidade e da contribuição de docentes, discentes e residentes. Os acadêmicos contaram com a ajuda dos profissionais de saúde da UBS.

Mariliani Chicarelli Silva e Suzana Goya, as professoras responsáveis por coordenar o projeto, relataram que o intuito da ação foi despertar o olhar dos estudantes para pessoas e famílias em vulnerabilidade social, estimular o voluntariado e mostrar que um pequeno gesto pode minimizar as dificuldades que essas famílias enfrentam.

“Nossos pacientes da UBS Universo se sentiram acolhidos por irmos até suas casas. Foi uma oportunidade de conhecermos a realidade de domicílio dessas pessoas” contou a residente Giselma Leite.

Além de Silva, Goya e Leite, estiveram na ação e participam do projeto “Pequenos Gestos Grandes Sorrisos” os seguintes acadêmicos de graduação: Eduardo Augusto, Ana Viaes, Giovana Zago, Vinicius Bataglin, Maria Barucci, Gabriela Dalben, Isabela Horita, Camila Alvarenga, Marina Andrade, Karolyn Luna, Joany Reder, Andrey Cardoso, Manuella Cemensati, Heloísa Facina, Isabela Bornelli, Laura Heller, Jordana Cordeiro, Geovana Leonel, Milena Cotrim, Yasmim Rocha, Kauane de Souza, Maria Basso. E os residentes do Programa de Residência em Saúde Coletiva e da Família: Thiago Zilioli e Patricia Shibayama.

“Foi um pequeno gesto de solidariedade que conseguiu colocar grandes sorrisos nas famílias que receberam as cestas e ficaram comovidas com a atitude” relata Zilioli, residente da Saúde Coletiva e da Famílias do Departamento de Odontologia.

A próxima ação a ser realizada será a arrecadação de fraldas infantis, roupas usadas, bijuterias e maquiagens. Aos interessados em contribuir, as arrecadações são recebidas na sala de espera da Clínica de Odontologia da UEM, na Avenida Mandacaru, 1550.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC).