2022 12 19 Prof Dr. juliano de Souza Trabalhos premiados e defesa de tese de Livre-Docência de professor de Educação Física são os destaques

Premiação Eaiti

eait premio

Hanauê do Nascimento Guimarães, segunda da esquerda para a direita, agachada na frente da foto, foi premiada com o trabalho: Desenvolvimento tecnológico de filmes bioadesivos obtidos por impressão 3D contendo diferentes tipos de extrato de própolis

Hanauê do Nascimento Guimarães (segunda da esquerda para a direita, na frente da foto, agachada), acadêmica do quarto ano do curso Farmácia da UEM, foi uma das vencedoras do concurso Pitch Unitech Acipg, que premiou cinco trabalhos do 12º Encontro Anual de Tecnologia da Informação (Eaiti). O evento foi organizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em conjunto com as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP). 

Os estudantes, juntamente com seus orientadores, prepararam e apresentaram um pitch – exposição verbal, simples e direta, na qual o pesquisador apresenta o projeto e seus diferenciais, em uma linguagem acessível ao cidadão comum, sem os termos técnicos normalmente usados no meio acadêmico, com apenas três minutos de duração.

O trabalho apresentado por Hanauê teve como tema: ‘Desenvolvimento tecnológico de filmes bioadesivos obtidos por impressão 3D contendo diferentes tipos de extrato de própolis’. A premiação seu deu no dia 8 de dezembro último. Hanauê é orientanda Pibiti do professor Marcos Luciano Bruschi, do Departamento de Farmácia.

Todos os autores de trabalhos submetidos ao 12º Eaiti puderam se inscrever e concorrer ao prêmio de R$ 1.000,00 patrocinado pela ACIPG.

Livre Docência

2022 12 19 Prof Dr. juliano de Souza 2

Entre 30 de novembro e 2 de dezembro deste ano, o professor Juliano de Souza, do Departamento de Educação Física da UEM e do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, participou de concurso público para obtenção do título de Livre-Docente pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

No referido processo, o  pesquisador  defendeu  a tese "A movência como símbolo de orientação de vida: significados e alcance para a teoria da Educação Física", de modo a sistematizar o conjunto de investigações e discussões que vem empreendendo no Observatório de Educação Física e Esporte, grupo que anima junto à Universidade Estadual de Maringá.  

Após a realização das provas que compuseram o concurso, o candidato foi considerado aprovado pela comissão julgadora. Trata-se de uma conquista importante, na principal Escola de Educação Física e Esporte do país, e que representa um ponto de inflexão na trajetória que o pesquisador vem construindo na UEM.

 

Prêmio Febraban

02087380 aed8 11ec a151 2124cebd9f5c

Leonardo Aparecido Santos Silva, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PCE) recebeu menção honrosa na 14ª edição do Prêmio Anpec-Febraban de economia bancária.

Criado em 2009, o Prêmio contribui para incentivar o debate e a pesquisa acadêmica sobre temas relacionados ao mercado financeiro e à economia bancária.

O egresso da UEM foi premiado na categoria Teses e Dissertações, com seu trabalho para obtenção do grau de doutor em Economia. O estudo teve como tema: Política Macroprudencial: dos seus fundamentos à análise de seus resultados em países da América Latina.

Santos Silva explica que a política macroprudencial é a regulação do sistema financeiro que surgiu, ou passou a ganhar força, a partir da Grande Recessão de 2008, provocando mudança de rota no pensamento econômico convencional em relação ao funcionamento dos mercados financeiros modernos. Em resumo, passou-se a considerar que a própria atuação das empresas financeiras, como é o caso dos bancos, no fornecimento de crédito para a sociedade, pode levar a economia para uma crise financeira sistêmica. Essas crises são conhecidas por afetar negativamente o bem-estar da população de maneira generalizada, principalmente dos mais frágeis, seja na economia doméstica ou a nível internacional.

“Após iniciar com o desenvolvimento teórico da política macroprudencial, no trabalho foram realizadas diferentes aplicações estatísticas/econométricas para analisar a validade dos instrumentos regulatórios em afetar a dinâmica do crédito doméstico nas economias da América Latina. Em um primeiro momento foi realizada uma ampla análise exploratória dos dados com o objetivo de compreender como ocorre a aplicação dos instrumentos macroprudenciais na região, encontrando a predominância da aplicação dessas medidas na direção do aperto e com foco no curto prazo por meio, principalmente, de ferramentas relacionadas a oferta bancária (e liquidez). Também foi demonstrado que existiu forte crescimento real no crédito doméstico nas diferentes economias analisadas entre 2000 e 2019, justificando a prioridade na adoção do aperto regulatório”, assinala o aluno premiado.

Segundo ele foram analisados 15 instrumentos macroprudenciais, individualmente, e sua relação com quatro tipos de saldo de crédito. “Quando existem riscos sistêmicos provenientes da atividade de crédito, a aplicação dos instrumentos macroprudenciais procuram diminuir esses riscos principalmente pelo canal de crédito mais voltado as famílias (consumo e imobiliário), sem afetar drasticamente o investimento do setor não financeiro (crédito corporativo). Ainda, em termos individuais, essa redução da fragilidade financeira não vem acompanhada de forte redução do crédito total da economia, como demonstrado pela a análise realizada para os principais países da América Latina”, resume ele.

Sobre a menção honrosa, Santos Silva diz que foi uma grande conquista, especialmente pela premiação envolver duas instituições reconhecidas nacionalmente, a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia, e a Federação Brasileira de Bancos. Ele destaca os docentes que contribuíram para a sua formação nos últimos anos, em especial o professor Marcos Roberto Vasconcelos pela orientação no trabalho e também pelo incentivado no desenvolvimento da tese.