WhatsApp Image 2023 02 03 at 13.08.57

Destinado a educadores e merendeiras, evento discutiu sobre a importância das merendas escolares

O Câmpus Regional de Umuarama da Universidade Estadual de Maringá (CAU/UEM) realizou quarta-feira (01) os cursos de “Alimentação sustentável e nutricional: importância da merenda escolar” e “Produção de alimentos seguros na merenda escolar”. O evento ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Ivaté, município do Paraná, e ministrado pela professora do curso de Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Alimentos, Juliana Scanavacca, e as acadêmicas do curso de Engenharia Isabella Malta Pazinatto e Samara Aparecida Costa.

Na parte da manhã, com aproximadamente 150 pessoas, estiveram presentes a Secretária de Educação de Ivaté, Fabiana Paula Bidoia Angelo, e a nutricionista Josemeire Gonçalves Pereira. A convite da secretária também participaram professores da educação infantil e do ensino fundamental, auxiliares educacionais, diretores, merendeiras e auxiliares de serviços de gerais. Na parte da tarde, com cerca de 40 pessoas, compareceram merendeiras e auxiliares de cozinha.

Os temas centrais discutidos foram a alimentação saudável e nutricional na escola, bem como, estratégias para boas práticas nutricionais e de manipulação de alimentos para reduzir o consumo de açúcar, sal e gorduras na alimentação.

O objetivo foi a sensibilização das equipes que atuam diretamente no processo de alimentação escolar. O intuito é diminuir o consumo de alimentos ultraprocessados e incentivar os alimentos in natura e minimamente processados, evidenciando o papel da escola, do professor, dos familiares e da sociedade nesse propósito.

O projeto de extensão “Educação alimentar e nutricional: da universidade para a comunidade” e o grupo de extensão “Desenvolvimento de programas para produção de alimentos seguros” são coordenados pela professora do CAU. Por meio deles, são realizadas visitas as escolas municipais e estaduais da região de Umuarama visando promover a saúde, o incentivo a alimentação saudável e segura, além de ensinar e alertar a população sobre a composição nutricional dos alimentos.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)