medico fazendo seu trabalho em consultorio de pediatria

Pontos de coleta estão no CCS, no Lepac, Clínica Odontológica, Unidade de Psicologia e hospital universitário

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em parceria com os centros acadêmicos dos cursos da área, está realizando uma campanha de arrecadação de brinquedos. A ação vai até o dia 10 de março, das 8 até as 17h. Os brinquedos serão doados para os setores do Complexo da Saúde que atendem crianças, como o Laboratório de Ensino e Pesquisa e Análises Clínicas (Lepac), a Unidade de Psicologia (UPA), a Clínica Odontológica, o Hemocentro Regional e o Hospital Universitário (HUM).

Para fazer a doação, basta deixar o brinquedo, em bom estado ou novo, nos locais de coleta: CCS (bloco 111, sala 05), secretaria do Lepac, Clínica Odontológica, Unidade de Psicologia e HUM. Vale ressaltar que é importante que os brinquedos não contenham peças muito pequenas e nem que se soltem com facilidade, para evitar acidentes. O objetivo é entreter as crianças nas áreas do complexo enquanto elas esperam atendimento.

Segundo a diretora- adjunta do CCS, Priscila Garcia Marques, muitas vezes procedimentos de coleta ou o ato de se aguardar o momento da consulta geram certo medo e ansiedade nas crianças. Criar um ambiente mais acolhedor, mais contextualizado para o universo do imaginário infantil, ajuda muito a passar pelo momento dos procedimentos com redução do impacto emocional que uma coleta de sangue, por exemplo, pode ocasionar.

Ideia da campanha: De acordo com Priscila, a ideia da campanha de arrecadação de brinquedos surgiu durante uma visita ao Lepac para ver a pintura nova da sala de coleta infantil. Segundo ela, a pintura foi uma iniciativa dos acadêmicos do curso de Biomedicina, na disciplina de prática clínico-laboratorial durante coleta no laboratório. Os docentes do Departamento de Biomedicina doaram a tinta e o artista Argeu Morales doou a sua arte para colorir o espaço e alegrar as crianças.