IMG 20230215 102514181 BURST000 COVER TOP site

“Raciocínio Paraconsistente em Perspectivas Históricas e Epistemológicas”, trata desenvolvimento histórico da lógica paraconsistente

Professor Evandro Luís Gomes (camisa branca- foto acima), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF) e do Departamento de Filosofia (DFL) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ministrou neste mês de fevereiro em parceria com a professora Itala M. Loffredo D´Ottaviano do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciências da Universidade Estadual de Campinas (CLE/Unicamp), o curso “Raciocínio Paraconsistente em Perspectivas Históricas e Epistemológicas”, na Escola São Paulo de Ciências Avançadas em Lógica Contemporânea, Racionalidade e Informação (Splogic).

Gomes explica que o curso tratou do desenvolvimento histórico da lógica, que é uma área da filosofia, da matemática e da computação, a qual se preocupa em estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e das inferências. Abordando as contribuições lógicas à paraconsistência na tradição do pensamento ocidental para entender como se constituiu uma perspectiva paraconsistente (em que houver a presença de dados inconsistentes ou contraditórios, a teoria em questão não é falsificada) e as suas principais contribuições para a sociedade.

A Splogic presta homenagem aos 94 anos do professor Newton da Costa e os 45 anos do CLE, que visa oferecer um panorama do estado da arte da história e dos desenvolvimentos da lógica contemporânea (com destaque para lógicas não clássicas) e suas aplicações na modelagem da racionalidade e da informação.

Na ocasião participaram do curso 100 estudantes de graduação e pós-graduação, brasileiros e de outros continentes do mundo e professores estrangeiros, com a despesas custeadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Participaram do evento dois estudantes da UEM: Matheus dos Santos, estudante de mestrado em Filosofia, e Samuel de Oliveira Guedes, estudante do curso de graduação em Filosofia. 

O evento ocorre até o dia 17 de fevereiro (sexta-feira). A programação é composta por oito cursos e oito palestras plenárias ministradas em inglês por especialistas em cada tema, além de apresentações orais (Led Talks), incluindo ainda uma sessão de pôsteres apresentados pelos alunos.

Para mais informações clique aqui.