UNIVERSIDADE

Parceria para formar doutores envolve programa de cooperação internacional aprovado pela Capes

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) obteve aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para desenvolver um Programa de Cooperação Interinstitucional Internacional (PCI) com a Universidade de Antofagasta, no Chile. A parceria envolve a realização de um curso de doutorado para os docentes da graduação em Enfermagem, da universidade chilena.

Segundo a coordenadora do PSE, Maria Aparecida Salci, oito docentes estão matriculados no curso oferecido pela UEM. As aulas iniciam em março e o curso terá duração de até 48 meses, conforme preconiza a legislação brasileira. O Programa de Cooperação prevê missões dos professores do PSE em Antofagasta-Chile e o recebimento dos doutorandos chilenos na UEM em um período de mobilidade discente.

“Este processo de qualificação profissional de docentes chilenos nos coloca desafios e proporciona avanços de conhecimentos mútuos, intercâmbios e visibilidade do PSE e da UEM, no contexto nacional e internacional. Sem contar que nos estimula o desenvolvimento de um trabalho inovador com excelência e solidariedade social”, conclui Maria Aparecida Salci.